Gamela de Madeira

Gamela de Madeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraGamela de Madeira

Técnicas gastronômicas, sejam aquelas praticadas por profissionais, sejam as de amadores, envolvem etapas que vão além de cozinhar, saborear a preparação, testar novos pratos e inventar ou seguir receitas. As habilidades culinárias também incluem saber escolher os acessórios certos e mais adequados para cada tipo de refeição, bem como o utensílio mais indicado para servir os convidados e familiares, independentemente da ocasião. Neste ponto, a gamela de madeira é uma grande aliada!

Talvez você nunca tenha ouvido falar ou já viu e não sabe o que é, mas uma gamela de madeira é uma espécie de travessa ou bandeja rasa que serve para transportar o alimento até a mesa ou para fazer cortes em diferentes tipos de carne, especialmente durante o churrasco. Mais útil do que você imagina, a gamela de madeira pode ser o item que faltava na sua cozinha. A seguir, o Westwing vai provar por que. Confira!

Gamela de Madeira: História e Curiosidades

A existência da gamela de madeira teve início lá no século XVIII, mais precisamente em 1870, quando os utensílios de cozinha e acessórios domésticos em geral eram fabricados pelos escravos, principalmente por meio de madeiras retiradas das árvores das fazendas nas quais eles trabalhavam e que os ajudavam em suas tarefas.

Os primeiros modelos de gamela de madeira, como o próprio nome da peça sugere, foram feitos com o uso de troncos e raízes da árvore gameleira, sendo cavados pelos escravos com uma chibanca que formava um tipo de vasilha ou gamela redonda útil para diversos fins, inclusive para servi-los angu e outras refeições.

Os Detalhes de Uma Gamela de Madeira

Também chamada de gamela para churrasco, já que a peça é atualmente bastante usada para este fim, a gamela de madeira pode apresentar formatos circulares, retangulares ou ovais, sendo que a madeira varia em tipos diferentes, dentre os mais comuns a muiracatiara, teca e eucalipto, todos com acabamento envernizado ou polido.

Certos modelos de gamela de madeira ganharam status e um traço super original por meio de designers e escultores que criaram peças com bordas trabalhadas e linhas exclusivas e assinadas. Tanto estas versões como as gamelas de madeira comuns podem ser usadas para servir ou mesmo como adorno ou fruteira, conferindo à cozinha uma decoração artesanal ou rústica bastante destacada.

Como Escolher e Cuidar de Uma Gamela de Madeira?

Na hora de comprar a sua gamela de madeira, procure avaliar para quais fins ela será usada e se a peça servirá apenas como objeto decorativo; neste caso, considere a decoração do ambiente e o local onde ela será colocada em relação ao seu tamanho. Depois de escolhida, a primeira dica é lavar e enxaguar bem a gamela de madeira antes do primeiro uso.

Outra sugestão é usar esponja macia e sabão ou detergente neutro a cada lavagem da gamela de madeira após seu uso, secando-a com toalha de pano. Por ser de madeira, é recomendável armazenar o utensílio em espaços arejados e evitar gavetas ou armários, que são locais abafados.

Depois de escolher com atenção e cuidar do jeito certo da sua gamela de madeira, seus jantares, churrascos e reuniões terão um toque ainda mais especial!

Próximas campanhas