Gaiolas de Madeira

Gaiolas de Madeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraGaiolas de Madeira

A criação de pássaros requer cuidados quanto ao tipo de abrigo ideal. Gaiolas de madeira são a escolha mais clássica e seu uso é associado a diversos benefícios para animais e proprietários. Ao contrário do que muitos imaginam, é possível criar pássaros em casa sem comprometer a saúde física e emocional destes animais. No entanto, a escolha da gaiola certa é um fator determinante para a qualidade e tempo de vida destes pequenos animais.

Uma gaiola de madeira é a escolha certa para a sua ave? O tamanho e material de fabricação das gaiolas têm influência direta na saúde dos pássaros. Gaiolas de madeira vêm sendo utilizadas há séculos como alternativa para a criação de aves. Porém, há alguns cuidados a serem tomados para a manutenção e utilização adequada dessas gaiolas. Saiba como utilizar e manter gaiolas de madeira. Veja dicas para criação doméstica de pássaros com o Westwing!

Gaiolas de Madeira: Por que Utilizar?

A gaiola é o primeiro item a se adquirir após a decisão pela criação doméstica de pássaros. A escolha de gaiolas de madeira é bastante comum tanto pela estética quanto funcionalidade. Quando o assunto é o bem-estar da ave, pode-se dizer que as gaiolas de madeira estão entre as opções que mais remetem ao habitat natural destes animais. Na natureza, os galhos de árvores e plantas são os principais ambientes de convívio dos pássaros. Gaiolas de madeira ajudam a reproduzir um pouco desse ambiente em casa.

Como Escolher uma Gaiola de Madeira

É comum que surjam dúvidas quando o assunto é escolha de gaiolas de madeira para pássaros. Afinal, o desejo de todo bom tutor é garantir o bem estar da ave. Com tanta variedade de gaiolas em madeira pode parecer difícil fazer a aquisição adequada.

A boa notícia é que há alguns fatores que, se bem observados, podem garantir a compra da gaiola de madeira certa para o seu pet. O tamanho da gaiola, a adequação do cativeiro à espécie, facilidade no acesso para água e alimentos e qualidade do material de fabricação são fatores que influenciam na qualidade das gaiolas de madeira para pássaros e precisam ser observados antes da aquisição.

Gaiolas de Madeira: Tamanho

O tamanho da gaiola é o fator mais importante a determinar a qualidade de vida de um pássaro. Independente da espécie em questão, o indicado é utilizar gaiolas de madeira de maior tamanho quanto possível. Uma gaiola de madeira grande é sempre um ótimo investimento a ser feito.

Se o ambiente apenas permite a utilização de gaiolas muito pequenas, o ideal é optar por outro animal de estimação, já que a saúde física e emocional da ave ficará prejudicada. Outro fator importante é a escolha do poleiro. Especialistas indicam a instalação de 3 a 4 poleiros de tipos diferentes para trazer mais variedade à rotina do animal.

Gaiolas de Madeira: Limpeza

A limpeza das gaiolas é determinante para a saúde das aves. A manutenção deve ser feita de maneira frequente, regular e com produtos adequados para remoção de excrementos e sobras de alimentos.

  1. Para limpar gaiolas de madeira, comece transferindo o pássaro para um local provisório ou gaiola auxiliar.
  2. Remova excrementos e sujeira de modo a deixar as superfícies livres.
  3. Lave a gaiola com a ajuda de uma mangueira, em água corrente ou com a ajuda de balde para remover a sujeira mais pesada.
  4. Atente para a composição dos produtos utilizados para higienizar gaiolas de madeira. utilize uma solução de 1 litro de água morna e detergente adicionada a ¼ de xícara de vinagre. O vinagre ajuda a remover odores de urina impregnados na madeira.
  5. Esfregue as hastes de madeira, bandeja e poleiros com a ajuda de uma escova de dentes de uso exclusivo para limpeza das gaiolas. É importante mergulhar a escova na solução e esfregar adequadamente a madeira para fazer uma limpeza adequada.
  6. Utilizar a luz natural do sol é a melhor maneira de secar gaiolas de madeira. Nunca coloque pássaros dentro de gaiolas de madeira úmidas ou molhadas para evitar que o animal seja contaminado devido à formação de mofo.

Continue navegando pelo Westwing para acessar muito mais dicas para facilitar o dia a dia em casa!

 

 

Próximas campanhas