Gaetano Pesce

Gaetano Pesce

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraGaetano Pesce

Gaetano Pesce fez história no design moveleiro mundial. Italiano nascido em 1939 e formado em arquitetura e design industrial, o profissional carrega na forma de trabalho sua característica mais marcante: ao longo da carreira, teve como base a busca por explorar todas as possibilidades que ofereciam os materiais com os quais trabalhava, estudando-os a fundo antes que pudessem ser detalhadamente aplicados em suas obras, todas sempre excêntricas e inovadoras.

A procura por novos conhecimentos ao redor do mundo é outra qualidade da vida de Gaetano Pesce, ação que o fez ser internacionalmente reconhecido, expor seus trabalhos nos mais importantes museus e receber diversos prêmios. Artista nato, Gaetano Pesce comprova seu dom não apenas nas concepções arquitetônicas e móveis que desenhou, mas no cinema, onde atuou como diretor. Navegue com o Westwing pela vida e carreira de Gaetano Pesce e torne-se também um grande admirador deste ícone do design!

O “DESCONSTRUÍDO” NOS TRABALHOS DE GAETANO PESCE

Ousadas, irreverentes e inusitadas. Assim podem ser definidas as obras do arquiteto e designer de móveis Gaetano Pesce, atributos que trouxeram suas mobílias para os dias atuais como sendo peças de design exclusivas e requintadas. Tais qualidades foram conquistadas graças ao conceito de “happening” adotado por Gaetano Pesce, que visava transformar os objetos ao ponto de estabeleceram certa interação com o público.

Outra marca forte presente nas obras de Gaetano Pesce é a noção do “malfeito”, o que, segundo o próprio designer, oferecia às peças a ideia do erro, ou seja, buscava representar o defeito, característica que é comum ao ser humano. Para ele, “quando se pretende esconder os defeitos, cria-se uma beleza abstrata e vazia”; assim, transferiu para o seu trabalho o valor às falhas, dando às suas obras um novo conceito de beleza.

GAETANO PESCE E SEUS MOBILIÁRIOS DE SUCESSO

Muitas foram as mobílias famosas projetadas por Gaetano Pesce, no entanto, algumas destacaram-se no cenário e indústria moveleira mundial:

Cadeira e sofá Feltri: criados em 1987, foram os móveis nos quais Gaetano Pesce explorou as chances oferecidas pelos têxteis de resina. Na Cadeira I Feltri, por exemplo, o designer saturou o feltro com resina epóxi, conseguindo criar uma estrutura que, sozinha, é capaz de se manter de pé. Já para o sofá, o profissional enfatizou a simplicidade, usando o feltro resinado apenas na parte inferior da peça, mantendo-se maleável seu encosto.

Série de poltronas Up e Cadeira Donna: ambas criadas há quase 50 anos, continuam inspirando designers e decorando lares modernos. São móveis de PVC comprimidos e embalados a vácuo, dando a ideia de “saltarem para a vida” quando desembrulhados. Gaetano Pesce criou essas peças com a ideia de oferece-lhes o conceito de mobiliários da transformação, além de representarem uma crítica à “prisão” simbólica das mulheres.

Cadeira Umbrella: é o mais recente móvel desenhado por Gaetano Pesce, tendo sido desenvolvido durante três anos – de 1992 a 1995. É uma de suas peças mais leves e ousadas, criada para ser uma cadeira dobrável e facilmente transportada. Seu diferencial está no fato de se transformar em bengala apenas com o toque em um botão.

OUTROS ÍCONES DE GAETANO PESCE

Não foi apenas nas mobílias que Gaetano Pesce apareceu como renomado designer e arquiteto. Importantes obras arquitetônicas e objetos decorativos também ganharam vida e fama pelas mãos de Pesce.

Dentre as criações mais reconhecidas de Gaetano Pesce, nacional e internacionalmente, está o edifício Organic Building, projetado no Japão e famoso por sua fachada constituída de jardins verticais; a residência Bahia House, construída em uma praia brasileira para representar o clima litorâneo: sua fachada é revestida por placas de resina de forma a remeter às escamas de peixe, enquanto o interior leva materiais locais; os “vasos desconstruídos” feitos em resina; e o sapato Fontessa, criado especialmente para a Coleção Melissa Verão 2011, da marca de calçados Melissa.

Basta uma peça ou móvel do designer e sua casa ganhará estilo, elegância e modernidade. Escolha o seu!

Próximas campanhas