Gabinete de Cozinha de Madeira

Gabinete de Cozinha de Madeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraGabinete de Cozinha de Madeira

Alguns móveis são essenciais no planejamento de uma casa. Os móveis de cozinha costumam se encaixar nesse quesito, entre eles o gabinete de cozinha. Esse importante elemento que costuma agregar a pia e servir de bancada para preparação e manipulação de alimentos pode existem em diferentes materiais e acabamentos. Hoje, falamos sobre o gabinete de cozinha de madeira, que, além de muito funcional, fornece um forte apelo decorativo à cozinha de quem opta por esse modelo.

O gabinete de cozinha de madeira é muito utilizado por sua beleza e pelas características da madeira, que fornece calor e torna o ambiente culinário muito mais aconchegante. Porém, antes de planejar o gabinete de cozinha de madeira é importante que ele esteja adaptado às suas necessidades. Tratamento anti-umidade, por exemplo, é essencial para aumentar sua durabilidade. Confira as dicas do Westwing sobre gabinete de cozinha de madeira e saiba como escolher!

Gabinete de Cozinha de Madeira: Tipos de Madeiras

Móveis de cozinha podem e devem ser muito planejados. Por se tratar de uma área úmida e com uso diário, é muito importante prezar por materiais de boa resistência e durabilidade. Nesse quesito entram a madeira e seus derivados, como as placas de MDF, por exemplo. Tanto a madeira como o MDF estão aptos a receber tratamento anti-umidade e anti-chamas, portanto ideais para serem colocados em áreas como a cozinha e confeccionar o seu gabinete de cozinha de madeira.

Embora a versão em madeira maciça de florestamento seja muito bem vista, a produção exige cuidados especiais, em especial no que diz respeito ao tampo, que, embora seja resistente a impactos, não possui resistência a riscos e manchas. Já a versão em MDF do gabinete de cozinha de madeira tem a vantagem de possibilitar os mais diversos acabamentos, como o “Finish Foil”,  que conta com uma película de papel unida à chapa e imita a madeira e combinadas com cores variadas.

Há, ainda, a possibilidade de juntar dois acabamentos em uma única peça. Por que não revestir um gabinete de cozinha de madeira com um padrão mogno e utilizar o laqueado para deixar as portas em vermelho vivo? Ou ainda apostar na mistura madeira acizentada e azul turquesa? No gabinete de cozinha de madeira MDF, tudo isso é possível, basta explorar a criatividade e harmonizar o gabinete de madeira com o restante da decoração da cozinha.

Gabinete de Cozinha de Madeira: Medida Ideal

A medida ideal para um gabinete de cozinha pode variar de acordo com a seguinte questão: quem vai utilizar o gabinete de cozinha de madeira para realizar tarefas domésticas? Se a resposta for “mais de uma pessoa”, e essas pessoas posssuírem altura diferente, é importante seguir um padrão que costuma adaptar-se à maioria da população brasileira. Para isso, opte por um modelo de 90 cm de altura.

Quanto à profundidade, o ideal é que, caso o gabinete de cozinha de madeira for também o balcão com pia do ambiente, ele tenha ao menos 40 cm, para receber a cuba e proporicionar a praticidade que você precisa. A largura depende do espaço disponível, embora exista a medida padrão de balcão que gira em torno de 1,20 metro, podendo ser adapto em função dos armários de cozinha fixados acima.

 

 

Próximas campanhas