Fuxico Artesanato

Fuxico Artesanato

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFuxico Artesanato

Presente na cultura brasileira, o fuxico artesanato está entre as mais famosas e características técnicas de costura do país. Composto por várias pequenas trouxas de roupa que costuradas dão origem a flores de diferentes cores, o fuxico artesanato é uma criativa maneira de compor não apenas artigos fashion, usados na moda do dia a dia como também peças de decoração de interiores. Cúpulas para abajur, capas para almofada, tapetes e colchas são alguns dos exemplos que podem ser formados a partir do fuxico artesanato.

Precisa de mais sugestões de como adotar a técnica no décor do seu lar? Confira abaixo a seleção de informações especiais do Westwing e inspire-se com a gente! Aqui falamos um pouco mais sobre a história do fuxico artesanato, como surgiu o nome que carrega e as diversas ideias que utilizam a técnica na composição de ambientes. Navegue à vontade, informe-se e inspire-se!

Como Nasceu o Fuxico Artesanato

O fuxico artesanato foi trazido ao Brasil pelos escravos e aqui, se misturou as técnicas de costura do país. Na Bahia, ao ser constantemente utilizado por um grupo de mulheres que viviam por lá ganhou o nome que o torna conhecido no país inteiro. Enquanto elas se reuniam para criar as peças coloridas com os mais diferentes tecidos, aproveitavam para colocar o papo em dia e conversar sobre tudo que tinham interesse. Dessa forma nasceu o título fuxico especialmente para remeter as fofocas e mexericos trocados entre elas enquanto costuravam.

Os Ingredientes para Fazer

Para desempenhar a técnica do fuxico artesanato é preciso separar alguns tecidos diferentes, com estampas e cores diversificadas. Com a ajuda de uma tesoura, retalhos, agulhas, linhas e um molde redondo fica fácil começar a se aventurar pelo artesanato fuxico. Quer saber mais? Veja o passo a passo abaixo!

Passo a passo para o Fuxico Artesanato

Você vai precisar de:

• Retalhos
• Linhas
• Molde Redondo
• Agulha
• Tesoura
• Canetinha

Separe o molde redondo, pode ser uma tampa de embalagem ou um molde feito no papelão. Com ele desenhe sobre o tecido que escolheu para aplicar o fuxico artesanato. Depois disso, corte o desenho que ficou no tecido e dobre as bordas dele para então costura-las. Após alinhava-las, puxe a linha até que as bordas se unam no centro do molde. Feito isso, basta dar um nó na linha e corta-la que o fuxico artesanato está pronto!

Um detalhe importante para a hora da costura é com relação à forma de alinhavar os pontos no molde do fuxico artesanato. Pontos puxados bem próximos ficam com o centro mais aberto, já os alinhavados mais distantes causam o efeito contrário, deixando o visual de cada peça mais fechado.

Onde Aplicar o Fuxico Artesanato

Além aplicar o fuxico artesanato em peças de roupa e acessórios, a técnica também é constantemente utilizada para a decoração de ambientes. Ela pode compor as colchas da cama, as almofadas usadas no cômodo de dormir ou sobre o sofá da sala de estar, além de tapetes usados nos pisos desses e outros ambientes.

Cortinas, detalhes de adornos como porta-retratos, vasos e caixa organizadoras também podem receber a técnica do fuxico artesanato para apresentarem um visual renovado, diferente e repleto de charme.

Fuxico nas roupas de cama, nos tapetes ou em acessórios como, por exemplo, mantas também é comum de encontrar na decoração. Investir nesses tecidos para compor o visual da casa mais um artifício de levar beleza, toque cultural e personalidade a ambientação. Além disso, a mistura de cores ajuda a proporcionar uma pitada de descontração, jovialidade e estilo.

Investir no fuxico artesanato é uma maneira simples, prática e fácil de inovar a decoração de espaços, sejam eles internos ou externos. Varandas, terraços e sacadas cobertas podem receber a técnica para complementar os cenários montados nesses ambientes. O colorido proporcionado pela costura do fuxico artesanato é uma maneira bem brasileira, cheia de estilo e colorido de complementar a decoração. Aposte nessa ideia, inspire-se com nosso conteúdo e transforme o seu lar!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas