Frigideira

Existem algumas utilidades para a casa que são indispensáveis e a frigideira é, certamente, uma delas. Além de muito prática na cozinha, a frigideira ajuda a nos conectarmos com nossos sentidos – basta pensar no som dos legumes sendo marinados na manteiga, o cheiro da cebola frita no azeite ou delicioso gosto de um peixe grelhado.

Frigideira | westwing.com.br

Fonte: Unsplash

O Westwing entende bem que cozinhar é uma arte e que cada prato exige panelas adequadas. Por isso, quer te ajudar a entender a diferença entre frigideiras com revestimento antiaderente, em inox, alumínio, dentre outros. A lista de opções desses utensílios é grande e, para orientá-lo, oferecemos algumas dicas e informações que irão guiar você e esclarecer suas dúvidas. Confira nossas sugestões de decoração para a cozinha, transforme e renove o seu espaço em um lugar perfeito para se comer não apenas literalmente, mas também com os olhos! Aproveite!

Compre agora com até 70% off:

Frigideira Antiaderente com Teflon e Cerâmica

A frigideira antiaderente de alumínio é particularmente útil para a preparação de alimentos de forma mais saudável. O Teflon sobre a superfície da frigideira garante que o alimento frite mais lentamente e com menor quantidade de gordura.

Quando o objetivo é fritar mais intensamente, o uso da frigideira de alumínio fundido ou teflon não é recomendado. O alumínio pode ser deformado em altas temperaturas e o revestimento de Teflon também pode ser danificado. A frigideira com um revestimento feito de cerâmica é um opção a ser utilizada para a preparação de alimentos que necessitam de temperaturas mais elevadas.

Ao limpar uma frigideira com revestimento antiaderente, há vários aspectos a serem considerados: é melhor não colocá-la na máquina de lavar pratos, pois os produtos químicos de limpeza podem danificar o revestimento de Teflon.

Utilize somente o lado macio da esponja para limpar a frigideira. Evite usar palha de aço ou escovas – elas também podem danificar o revestimento. A frigideira com revestimento de esmalte antecede o Teflon e as frigideiras de cerâmica. Em comparação a outros modelos, as frigideiras esmaltadas tem a vantagem de possuir maior durabilidade – desde que recebam manutenção adequada. Por outro lado, as frigideiras esmaltadas são consideravelmente mais pesadas do que aquelas revestidas de alumínio fundido ou aço inoxidável. Portanto, precisam de mais tempo para esquentar.

Aço Inoxidável e Titânio para Altas Temperaturas

Você gosta do seu bife bem passado? Então a frigideira de aço inoxidável é um item indispensável na sua cozinha. Esse modelo é ideal para cozinhar carnes e aves, pois armazena muito bem o calor e assegura que a carne fique sempre bem feita, evitando aquele aspecto cru no interior da peça. No entanto, o óleo ou a gordura devem ser utilizados de modo a que a carne não queime imediatamente.

Outra boa alternativa para o preparo de alimentos em alta temperatura são as frigideiras de titânio. A condutividade térmica do titânio é excelente. Esse tipo de frigideira também tem a vantagem de ser extremamente durável, além de leve como o alumínio e, portanto, fácil de manusear.

Ideal para profissionais: Frigideira de Ferro Fundido e Cobre

Um verdadeiro clássico da cozinha profissional é a frigideira de ferro fundido. Chefs do mundo todo apreciam este ajudante de cozinha indispensável na preparação de bifes suculentos. A pesada frigideira de ferro fundido retém a temperatura por mais tempo e conduz o calor ainda melhor do que as de aço inoxidável ou alumínio. No entanto, assar com panelas sem revestimento requer alguma prática, de modo a não deixar a carne queimar.

Ao limpar a frigideira de ferro fundido, existem alguns aspectos a serem considerados: ela deve ser limpa com água morna e uma escova de nylon macia. Não é recomendável lavar a frigideira de ferro fundido na máquina de lavar louça ou com detergente. O sabão dissolve os resíduos de gordura sobre a superfície do recipiente – com o tempo eles formam uma película natural e antiaderente, proporcionando mais sabor aos alimentos.

Verdadeiros profissionais cozinham carne e peixe em frigideiras de cobre. Em termos de condutividade térmica, o cobre ganha de qualquer outro metal. A frigideira de cobre é ideal para assados e embeleza qualquer cozinha com seu design clássico e elegante.

Ao utilizar uma frigideira de cobre estanhado, há dois aspectos a se considerar: a intensa fritura pode danificar a camada de estanho. Além disso, não é recomendável usar esse tipo de frigideira para preparar alimentos ácidos, pois podem reagir com o estanho e causar prejuízos a saúde.

Frigideira para Todos os Tipos de Fogão

Na hora de escolher sua frigideira é bom ter em mente: há um tipo de frigideira adequado para cada modelo de fogão. Uma frigideira de alumínio, por exemplo, pode ser deformada se usada em altas temperaturas ou no fogão a gás. Nesse caso, uma frigideira de aço inoxidável ou de titânio seria mais apropriada. Já em um fogão elétrico, qualquer frigideira pode ser utilizada.

Se você prefere usar uma placa de cerâmica, então precisa de um conjunto adequado de frigideiras e panelas. Elas só podem ser aquecidas quando possuem sua parte inferior feita de material ferromagnético como o níquel ou ferro. Independente de ser feita de aço inoxidável, ferro fundido, cobre ou alumínio, seja de teflon, antiaderente ou esmaltada, para quase todos os gostos e pratos existe a frigideira correta.

Leia Também: