Frank Lloyd Wright

Frank Lloyd Wright

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFrank Lloyd Wright

Criador de conceitos, visionário e profissional futurista para a época, Frank Lloyd Wright é um dos nomes mais marcantes do século XX da arquitetura e design. Escritor, professor, desenhista e um quase engenheiro, não fosse a desistência do curso para se tornar arquiteto, Frank Lloyd Wright é considerado um ícone da chamada arquitetura orgânica, deixando, não apenas para a geração da época, mas às futuras, seu legado criativo e de considerações construtivas únicas.

A carreira de Frank Lloyd Wright conta com a criação de mais de mil projetos, além de atuação com o renomado Louis Sullivan, pioneiro na projeção de arranha-céus. A arquitetura moderna, bem como os movimentos e estudos arquitetônicos das décadas de 10 a 50, foram fortemente influenciados pelas ideias e criações de Frank Lloyd Wright, o que prova sua importância para o segmento até hoje. Conheça neste especial a história inspiradora do arquiteto, seus trabalhos e estilo!

O PROFISSIONAL FRANK LLOYD WRIGHT

De família simples e filho de professores, Frank Lloyd Wright foi influenciado pela arquitetura ainda antes de nascer, devido à crença e atitude um tanto curiosas de sua mãe: enquanto grávida de Wright, a mulher afirmava que quando adulto seu filho construiria belos edifícios e, por isso, decorava o quarto do bebê com figuras de catedrais inglesas.

A mãe Anna Lloyd Jones acertou! Frank Lloyd Wright iniciou sua carreira como arquiteto em 1887, quando recebeu o honorário de doutorado em artes da renomada Universidade do Wisconsin-Madison, mudando-se para Chicago para trabalhar no escritório do também arquiteto Joseph Lyman Silsbee e, depois de um ano, atuar como aprendiz na famosa e respeitada empresa Adler & Sullivan.

No entanto, foram os projetos residenciais criados por Frank Lloyd Wright em escritório próprio os grandes responsáveis pelo sucesso do profissional: com a colaboração de um grupo formado por criativos e respeitáveis projetistas e arquitetos, Wright projetou e executou cerca de 50 casas em estilo integrado, padrão estético que o transformaria no profissional consagrado que foi.

OS PROJETOS DE FRANK LLOYD WRIGHT

Das obras criadas por Frank Lloyd Wright, as Prairie Houses (casas-pradaria, em português) são os grandes marcos da atuação do arquiteto, famosas por se misturarem e complementarem a paisagem ao seu redor. Suas características mais fortes são pontuadas pelo uso de estruturas horizontais e baixas, contornos simples e telhados curvados com chaminés ocultas, além da eliminação de paredes e aplicação de materiais rústicos.

Outro símbolo da atuação de Frank Lloyd Wright é sua admiração pela arte japonesa, o que o fez construir uma de suas mais importantes obras: a Westcott House, casa considerada patrimônio histórico dos EUA, criada com traços modernos e orientais, como a enorme pérgula de 30 metros e as treliças de madeira.

Porém, o trabalho que mais atribuiu sucesso a Frank Lloyd Wright foi a chamada Casa da Cascata, sua obra moderna mais conhecida em todo o mundo pelo projeto arrojado, construído sobre uma queda d’água, em meio a um bosque, e criado com os materiais naturais da cachoeira, como pedras, árvores e a própria cascata, ou seja, um risco ousado e extremamente inusitado de Frank Lloyd Wright para a época, mas que deu super certo.

Hoje, a residência virou um dos mais importantes museus da Pensilvânia, EUA, e encanta os visitantes por seu ar bucólico e, ao mesmo tempo, contemporâneo. Vale a pena conhecer!

Próximas campanhas