Frank Gehry

Frank Gehry

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFrank Gehry

Frank Gehry é a representação da mudança de imagem de uma disciplina conservadora. Nascido em Toronto, Canadá, em 1929, esse arquiteto foi ganhador do Pritzker Prize, um dos maiores reconhecimentos entre os profissionais da arquitetura, concedido a profissionais que se empenharam em modificar a significado de construções, imprimindo uma visão e estilo peculiares, com foco na inovação.

As obras arquitetônicas de Frank Gehry misturam beleza e tecnologia, combinando sua inspiração com cálculos precisos, somente viabilizados com o auxílio do computador. Criações caóticas, narrativas e exóticas são a marca registrada de Frank Gehry, profissional que desafia as leis da física e ousa sem medo. Arquiteto-artista, ele é considerado o maior arquiteto da atualidade e, por isso, o Westwing te conta tudo sobre sua carreira, características de sua obra, projetos impactantes e por que esse profissional é tão reconhecido por seu trabalho. Acompanhe!  

Principais obras de Frank Gehry

Conhecido por seu design arrojado, cheio de estruturas curvas, geralmente em metal, Frank Gehry possui criações em todo o mundo, incluindo residências, museus e sedes de empresas. Sua obra mais famosa é o Museu Guggenheim Bilbao, em Bilbao, na Espanha, todo revestido de titânio. Outros projetos importantes são o Walt Disney Concert Hall, no centro de Los Angeles, a Casa Dançante em Praga, na República Tcheca, e sua própria casa, em Santa Mônica, na Califórnia.

A vida de Frank Gehry nos cinemas

A trajetória desse expoente da arquitetura foi retratada no documentário “Sketches of Frank Gehry” (Esboços de Frank Gehry, em tradução livre), lançado em 2005 e dirigido por Sydney Pollack. Para quem gosta do trabalho de Gehry, a película conta com entrevistas, filmagens nos Estados Unidos e Alemanha e cenas do processo criativo de Gehry, além de detalhes da sua vida. Admiradores e críticos como Herbert Muschamp e o músico Bob Geldof participam do documentário.

Outros projetos de Frank Gehry pelo mundo

Um dos mais conhecidos e enigmáticos arquitetos do mundo, Frank Gehry é reverenciado por seu estilo desconstrutivista e pelo uso inventivo de diferentes materiais em obras como o Guggenheim de Bilbao e o Walt Disney Concert Hall. O legado desse arquiteto inclui o Centro Stata, o Vitra Design Museum e o Hotel Marqués de Riscal.

O designer Frank Gehry

Gehry é também um renomado designer, chegando a conceber uma linha de móveis e seis coleções de joias para a Tiffany & Co. Esculturas e até uma garrafa para a vodka Wyborowa estão entre as obras de Frank Gehry, que buscou inspiração nos peixes para criar as luminárias Fish, fabricadas entre 1984 e 1986. Sua colaboração se estendeu também para os esportes, especificamente a Copa do Mundo de Hóquei de 2004, para a qual ele concebeu o desenho do troféu.

Quando o assunto é arquitetura de alta qualidade e ousadia, Frank Gehry certamente é o nome que aparece no topo da lista. Conhecer seu trabalho e visitar suas construções certamente deixará qualquer viagem muito mais rica e encantadora. Vale a pena pesquisar sobre esse expoente da arquitetura mundial.

Próximas campanhas