Fouet

Fouet

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFouet

Influências estrangeiras são uma excelente pedida para a composição do décor e, inclusive, para uma decoração bela, utilitária e que facilite nossa rotina doméstica. Especialmente na cozinha, uma ajudinha é sempre bem-vinda, seja daqui ou de fora! Um ótimo utensílio para cozinha, por exemplo, é o fouet. Termo em francês, mas bastante conhecido aqui no Brasil, ele também é chamado de batedor de claras ou batedor manual e faz a diferença na prática culinária.

Inicialmente, o fouet era visto apenas como um dos utensílios de confeiteiro. No entanto, sua função se expandiu e, mesmo com o advento da batedeira, continua a dar o ar de sua graça no preparo de diferentes receitas, como bolos, cremes e molhos, além de ser um excelente misturador em substituição aos batedores automáticos. Se você ainda não ouviu falar em fouet ou quer saber mais sobre ele, não deixe de ler este especial do Westwing!

Modelos de Fouet

Em geral, o formato do fouet lembra o desenho de uma gota. Seus materiais variam, podendo ser de silicone, metal, aço, inox, alumínio, nylon, plástico e madeira; este último, no caso, apenas para compor o cabo do fouet. Já os tamanhos não são tão variados: grandes, pequenos, finos ou grossos, o ideal é que os batedores sejam confortáveis o suficiente para a hora da preparação – o fouet fino é recomendado para molhos, enquanto o mais arredondado serve para bater claras em neve.

As cores dos fouets talvez sejam o grande destaque das peças, já que além de super variadas, são excelentes aliadas da decoração de cozinhas e espaços gourmets, detalhe que permite ao fouet ser exposto em um porta-utensílio de parede, por exemplo, criando uma composição graciosa. Preto, vermelho, azul, rosa, amarelo, lilás e verde são os tons mais encontrados, no entanto, somente nos modelos de silicone, nylon e plástico.

As utilidades de um fouet

Algumas receitas e métodos culinários exigem o uso do fouet para que o preparo seja facilitado e, principalmente, para garantir que o prato dê certo. A incorporação de ingredientes secos a bases líquidas é uma das principais práticas promovidas pelo fouet, visto que algumas massas pedem movimentos delicados e algumas “bolinhas” do pó podem atrapalhar a textura dos alimentos.

A peça também é extremamente usada para bater claras em neve e ovos inteiros de forma leve para determinados efeitos e/ou quando não necessitam ser completamente batidos; é, ainda, um elemento curinga para mexer alimentos durante o cozimento, como chocolates em processo de derretimento em banho-maria, facilitando o controle do resultado final.

Fouet: dicas de compra e uso

Na hora de escolher o seu modelo de fouet, a primeira dica é verificar se os aros do utensílio estão bem firmes, além disso, devem ser conectados diretamente ao cabo, o que o tornará mais resistente. Outra característica importante a se observar em um fouet é a quantidade de aros: quanto mais anéis, mais firme e seguro ele será.

Já para a limpeza do fouet, indicamos tirar bem o excesso de resíduos dos aros com água corrente, ajudando na lavagem. Independentemente do material, é importante lavar a peça com detergente ou sabão neutro e esponja macia, sem forçá-la para entrar nos aros do fouet para não danificá-lo. Seu armazenamento deve ser, de preferência, em ganchinhos ou gavetas profundas e com poucas peças para não enroscar.

Cuide bem do seu fouet e veja que terá um instrumento superútil por muito tempo!

Próximas campanhas