Forma para Empadão

Forma para Empadão

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraForma para Empadão

Almoço em família, jantar a dois, churrasco à beira da piscina, reunião com os amigos ou chá da tarde especial. Não importa o motivo ou a ocasião! Fato é que receber bem e servir com estilo exige utensílios de cozinha modernos, práticos e que deem uma forcinha na hora de elaborar e, inclusive, saborear as refeições. Com uma forma para empadão, por exemplo, é possível criar receitas maravilhosas, sendo o objeto indispensável a certos preparos.

Um clássico da cozinha, a forma para empadão e o próprio prato nela feito arrancam elogios por suas formas delicadas e sabores variados deliciosos. O Westwing, maior e-commerce em casa e decoração do Brasil, também é especialista nestes segmentos e, por isso, sabe o quanto algumas utilidades domésticas podem fazer a diferença. Este é o caso da forma para empadão, que abordamos a seguir em um especial completo sobre as suas características e aplicações. Confira!

A Simplicidade de uma Forma para Empadão

Massa crocante e sequinha, recheio úmido e tempero na medida certa. Assim costuma ser a iguaria feita na chamada forma para empadão, hoje disponível no mercado em formatos, tamanhos e materiais versáteis, próprios para facilitar o dia a dia. Simples, a peça é bastante acessível e também pode ser encontrada como sendo uma forma ou assadeira para torta.

Com altura média apropriada para oferecer à especiaria o tamanho e espessura ideais, a forma para empadão mais comum tem metal ou alumínio em sua composição. No entanto, hoje em dia ainda é possível encontrar modelos de aço inox ou carbono, igualmente práticos por também contarem com acabamento antiaderente e/ou aro removível.

Em relação ao formato, a forma para empadão mais comercializada é a redonda, uma vez que este é o contorno tradicional dado ao prato. Os detalhes ficam por conta das bordas da peça, que geralmente apresenta delicadas ondulações. Já dentre as cores da forma para empadão, destaque à prata, preta, vermelha, marrom e branca.

Forma para Empadão: Truques e Sugestões

Você sabia que a forma para empadão também pode ser útil no preparo de outras receitas? Pois ela é curinga e um grande aliado na hora de assar tanto pratos doces quanto salgados, como tortas de maça, quiches e bolos. Independentemente da iguaria, a dica é sempre levar em conta as instruções do fabricante, sobretudo antes do uso.

Para uma forma para empadão de alumínio antiaderente, por exemplo, é recomendado lavar bem dentro e fora da peça apenas com o uso de sabão neutro e esponja macia. Depois de bem seca, a indicação é untá-la com óleo, levar ao forno em temperatura baixa por dois minutos e lavar novamente para só depois começar a usá-la.

Quanto ao preparo do empadão, é bastante comum a dúvida sobre untar ou não as formas. Neste caso, a sugestão é: se a massa utilizada no preparo for do tipo podre ou folheada, não se preocupe, pois não será necessário untar a forma para empadão! Já para bolos ou pães, é necessário distribuir manteiga na assadeira, além de polvilhar farinha de trigo.

E lembre-se: nos casos de receita com massa podre como a da empada, dê preferência a forma para empadão desmontável. Ela facilita o processo de desenformar o prato, além de diminuir as chances de a torta desmontar. Deu água na boca? Então agora é só escolher o modelo ideal no Westwing e caprichar na cozinha!

Próximas campanhas