Forma Antiaderente

Forma Antiaderente

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraForma Antiaderente

Tortas, pães e bolos são uma delícia. Encontrar uma receita nova, procurar os ingredientes, começar a cozinhar e, no fim, degustar uma ótima torta feita em casa é uma dos maiores prazeres da vida. Entretanto, lavar as formas pode ser uma tarefa cansativa caso o material da forma ajude a acumular a farinha ou ainda a gordura liberada por carnes assadas. A forma antiaderente ajuda, e muito, na hora da limpeza.

Uma forma antiaderente é fabricada, geralmente, em alumínio. Entretanto, recebe o revestimento de um material conhecido como teflon. O teflon garante à forma essa função antiaderente que ajuda a repelir a gordura. Nós, do Westwing, reunimos informações acerca da forma antiaderente, que vão desde os seus benefícios variados até a limpeza e a preservação do material antiaderente. Nossas dicas vão tornar ainda mais fácil a tarefa de escolher a sua nova forma. Confira!

Forma Antiaderente: Vantagens na Cozinha

A forma antiaderente possui algumas vantagens que saem do âmbito da limpeza. São elas:

  • Alimentação mais saudável: a forma antiaderente possui um revestimento em teflon que a ajuda a fazer com que o alimento não grude. Essa é uma das funções pelas quais usamos óleo em formas normais. Com forma antiaderente você pode reduzir bastante o uso de óleo e dependendo do alimento, por exemplo, carnes que já possuem gordura natural é até possível excluir o uso desse;
  • Protege a comida: o revestimento da forma antiaderente previne o contato do alimento com o ferro ou o alumínio, metais considerados pesados;
  • Praticidade: colheres de pau e espátulas de silicone foram feitas para serem usadas nesse tipo de forma, pois, elas não riscam o teflon existente na forma e ajudam a preservar as formas antiaderentes sem riscos.

Essas formas podem ser encontradas em variados modelos de formas para mini bolos a assadeiras antiaderentes.

Limpando e Preservando o Teflon

A partir do primeiro dia, alguns procedimentos devem ser tomados para você preservar sua forma antiaderente. É um procedimento que vale também para panelas. Assim, antes do primeiro uso, espalhe um pouco de óleo sobre a forma e leve-a diretamente para o fogão, deixando o fogo baixo por 2 minutos. Em seguida, retire a forma antiaderente do fogo e lave normalmente com sabão neutro. Esse procedimento é chamado de “queimar a forma” e é usado para ativar o teflon.

Para retirar gordura pesada da forma ou então aquela gordura que fica incrustada você pode usar dois tipos de soluções: bicarbonato de sódio dissolvido em água ou vinagre dissolvido em água. A diferença entre os dois é que a segunda também precisa ser aquecida, ou seja, você deve cobrir todo a forma com água e adicionar meio copo americano de vinagre e logo em seguida ferver a forma e quando chegar no ponto de ebulição, jogue essa solução fora. Depois do procedimento lave-a normalmente.

Esses procedimentos, somado ao uso de espátulas de silicone ou madeira, como já foi mencionado, vão garantir que sua forma dure por bastante tempo. Em relação as esponjas, é muito melhor usar esponjar especificar para forma antiaderente e nunca usar palha de aço, para não riscar a panela.

Próximas campanhas