Fogo de Chão Decorativo

Fogo de Chão Decorativo

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFogo de Chão Decorativo

Uma noite fria pede um bom vinho, boas companhias, diversão e muito aconchego. Para isso, nada melhor do que uma lareira, né? Para quem não tem essa peça em casa, mas dispõe de uma boa varanda ou um jardim, é possível instalar um fogo de chão decorativo. O item pode ser instalado em um jardim de inverno, em um quintal ou qualquer outra área externa. Tendência atual, as lareiras de chão estão com tudo e são o centro das atenções em qualquer reunião!

Hoje em dia, o mercado oferece uma grande variedade de materiais para construir o seu fogo de chão decorativo, tais como mármore, tijolo refratário, vidro, inox e metal. Cabe a você escolher o que mais combina com seu estilo e com a decoração da sua área externa, que certamente será o ponto mais visitado da casa depois que ganhar essa novidade.

A mística em torno do fogo

Na antiguidade, o fogo era visto como uma das partes fundamentais que formariam a matéria. Na Idade Média, os alquimistas acreditavam que o fogo continha propriedades de transformação da matéria e  alterava determinadas propriedades químicas das substâncias, tais como a transformação de um minério sem valor em ouro.

O fogo, pela fascinação que exerce, deu origem a muitos contos, lendas, deuses e heróis. Para muitas civilizações, ele é um deus ou uma dádiva dos deuses. Muitas vezes associado ao Sol, ele era fruto de uma crença dos Incas, que acreditavam que o fogo lhes havia sido dado pelo filho do Sol.

A importância do fogo de chão decorativo

Em tempo de escassez de espaços ao ar livre para relaxar e conversar, ter uma lareira na parte externa da casa é um luxo. O fogo de chão decorativo remonta aos tempos pré-históricos, quando o homem utilizava a brasa para assar peixes e outros alimentos e, ainda, se aquecer. O fogo serviu como proteção aos primeiros hominídeos, afastando os predadores. Depois, ele foi empregado na caça, usando tochas rudimentares para assustar a presa e encurralando-a. Com base nisso, foram inventados vários tipos de tochas, utilizando diversas madeiras e vários óleos.

Como fazer um fogo de chão decorativo?

O fogo de chão decorativo pode ser construído apenas com uma pequena intervenção no solo. Antes de instalar o fogo de chão decorativo, porém, é preciso analisar bem as condições do local, evitando muita proximidade com arbustos, assentos e plataformas de madeira. É indicado ter sempre um recipiente com areia por perto do seu fogo de chão decorativo para apagar totalmente a brasa.

Fogo de chão  decorativo ecológico

O fogo de chão decorativo ecológico é um tipo de lareira que não prejudica as plantas e tem menos impacto no meio ambiente por não emitir fuligem. Esse variedade de fogo de chão decorativo é prática, dispensa tubulação específica para a instalação e não utiliza eletricidade, lenha ou gás. Funciona com etanol, álcool 92,8°, que geralmente é encontrado em drogarias ou supermercados. 

Acendendo um fogo de chão decorativo

Há diversas opções para se acender um fogo de chão decorativo, tal como a ecológica. Há, ainda, as que usam gás ou a tradicional, a lenha. Tudo vai depender do gosto do proprietário da casa e de sua disponibilidade de tempo – haja vista que o fogo com lenha requer mais atenção para ser mantido – e da decoração do local. Há de se considerar os móveis do jardim e o estilo das plantas para, então, pensar na melhor opção de fogo de chão decorativo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Próximas campanhas