Flores Tropicais

Flores Tropicais

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFlores Tropicais

Famosas pelas cores vibrantes e beleza das formas, as flores tropicais vão além de espécies ornamentais: têm contribuído vertiginosamente com a economia de diversas cidades do país e fomentado o mercado floricultor. Por estes motivos e para que seu potencial seja mais bem aplicado, as flores tropicais têm ganhado técnicas de cultivo baseadas em estudos, legislação própria e normas sanitárias, todos amparados por instituições voltadas ao apoio de pequenas empresas.

Também conhecidas por seus desenhos exóticos e durabilidade, as flores tropicais ganham destaque no universo do design, figurando como as atuais queridinhas entre arquitetos, paisagistas, decoradores e floristas. A pluralidade climática e a farta flora são outros fatores que facilitam o contato e cultivo dessas espécies aqui no Brasil. O Westwing reconhece o valor das flores tropicais para o décor e preparou um artigo especial com tudo o que você precisa saber a respeito delas. Aproveite e tenha a sua!

Quais São as Flores Tropicais?

Perfeitas para compor a decoração de eventos e residências com belos arranjos, as flores tropicais chamam a atenção por seus tons e contornos exuberantes. Beneficiadas pelo clima quente e solo fértil, esses tipos de flor também podem ser encontrados em forma de folhagens tropicais, igualmente lindas e ornamentais. Dentre as flores tropicais mais comuns, destacam-se:

Orquídeas: umas das espécies mais lindas, conhecidas e procuradas. Existem em mais de 25 mil espécies, sem contar as orquídeas criadas por meio de técnicas híbridas. Com dimensões extremamente variadas, estas flores tropicais florescem uma vez ao ano, sendo que a floração dura, em média, um mês.

Antúrios: superaplicados no paisagismo por sua pétala em formato de coração, eles contam com mais de 800 espécies, existentes em cores variadas de vermelho, roxo, rosa, branco e verde. A flor do antúrio é minúscula e surge na espiga da planta como um pequeno ponto amarelo.

Bromélias: com pétalas que lembram as folhas de um abacaxi, essas flores tropicais existem em versões vermelhas e roxas. Resistente e durável, a bromélia é capaz de sobreviver sobre troncos de árvores e até rochas, além de oferecer ao paisagismo beleza, destaque e um efeito único.

Helicônias: mesmo tendo sua origem em áreas tropicais de outros países do continente americano, as helicônias estabeleceram seu habitat na Amazônia. O que mais chama a atenção nestes tipos de flores tropicais é o seu colorido vivo, que varia em tons quentes de vermelho, laranja, rosa e amarelo.

Alpínias: rosas ou vermelhas, elas têm 400 espécies diferentes, distribuídas por diversas regiões tropicais. Da categoria de arbustos e plantas perenes, essas flores tropicais têm tamanho médio, hastes vermelhas firmes e eretas e inflorescências lindas, pequenas e brancas.

Flores Tropicais em Casa

O aspecto forte, vibrante e acentuado é o atributo que mais realça os arranjos de flores tropicais. Porém, para que se mantenham firmes e saudáveis, são necessários alguns cuidados no cultivo, especialmente quando dispostas em casa: permitir que permaneçam em um clima ameno e iluminado; não expô-las ao frio; manter a terra sempre úmida, mas não encharcada; oferecê-las espaço de pelo menos 1,20 de distância; e aplicar suplementos, adubos orgânicos e fertilizantes no solo onde serão plantadas.

Ambientes como um jardim vertical, varanda ou, principalmente, jardim externo são ideais para uma decoração com flores tropicais. Já para áreas internas, é indicada uma flor tropical de corte, que fica linda em vasos de porcelana, barro ou cachepôs de madeira. Para ambos, basta seguir nossas dicas de cultivo e compor um jardim tropical ou arranjo que certamente causará alegria e estilos exclusivos!

Próximas campanhas