Flávio de Carvalho

Flávio de Carvalho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFlávio de Carvalho

Flávio de Carvalho se formou engenheiro civil tendo estudado na França e na Inglaterra. Através de seu olhar modernista, o designer ganhou destaque com pinturas e com a criação de figurinos e itens de mobiliário que incitavam as emoções de seus espectadores. Flávio de Carvalho mexia com o imaginário, das pessoas através de suas peças. Com suas ideias vanguardistas, Flávio de Carvalho e seu trabalho se tornou sinônimo do modernismo no Brasil.

Conhecido por suas “experiências”, Flávio de Carvalho buscou incitar a resposta dos cidadãos aos seus pequenos testes nas ruas de São Paulo. Confira a história do artista Flávio de Carvalho, assim sobre as suas experiências e obras marcantes. Também conheça um pouco mais sobre o seu trabalho com o design de interiores, passando por sua peça mais conhecida e inspire-se em nossas dicas para decorar a sua casa.

Obra de Flávio de Carvalho

Flávio de Carvalho teve a oportunidade de se educar na França e na Inglaterra se formando em engenharia civil, em 1922. Dentre os trabalhos de Flavio de Carvalho se destacam figurinos, quadros, projetos arquitetônicos e designs de mobiliário. Versátil, Flávio de Carvalho escrevia sobre arquitetura no jornal Diário de São Paulo quando, em 1956, seu editor pediu que fizesse um modelo de roupa masculino. Chamada de Experiência nº3, o projeto de Flávio de Carvalho era uma camisa bufante, uma saia de náilon, um chapéu e uma meia do tipo arrastão com sandálias de couro. A roupa chocou os cidadãos de São Paulo ao ser desfilada nas ruas da cidade pelo próprio Flávio de Carvalho. Ele ainda guardava participações em pintura e peças de teatro, sendo identificado como um artista exagerado. Flávio de Carvalho sabia muito bem como balancear o racional e o emocional em suas obras. Quanto às suas peças de mobiliário, Flávio de Carvalho apresentava traços minimalistas e atemporais.

Cadeira Flávio de Carvalho – FDC1

Um dos precursores da arquitetura moderna brasileira, Flávio de Carvalho considerava o design de interior tão importante quando a arquitetura. Com a intenção de mobiliar sua residência, a Fazenda Capuava, Flávio de Carvalho desenhou a maioria dos móveis que fazem parte da decoração do espaço. Um dos designs desenhados por Flávio de Carvalho foi a cadeira FDC1. Com traços minimalistas e atemporais, a cadeira FDC1 foi considerada uma peça de vanguarda e continua impressionando ainda hoje. Pode-se perceber referências de esculturas tribais e até de objetos sadomasoquistas na peça de Flávio de Carvalho. A FDC1 é uma peça única e original, tendo uma beleza permanentemente moderna.

Cadeira Flávio de Carvalho

Como Combinar a Cadeira FDC1

Estilo clássico: Combine a versão da cadeira FDC1 em couro preto com peças simples, de tons neutros e sóbrios para criar um ambiente de estilo clássico.

Estilo étnico: Com a versão da cadeira FDC1 – que já lembra naturalmente uma escultura tribal – em couro caramelo, complete a decoração com um tapete indiano e assessórios de estampa étnica.

Estilo minimalista: Apostando na cadeira FDC1 em couro branco, é possível criar uma combinação com móveis e acessórios simples, de linhas limpas e de tons neutros para completar o visual minimalista do décor.

Estilo moderno: A partir da ideia do conceito moderno de usar linhas retas e perpendiculares na decoração, a cadeira FDC1 segue este padrão. Combine a peça de Flávio de Carvalho com outros móveis de linhas retas para dar destaque ao décor. Esculturas e quadros modernistas fecham a decoração.

Estilo Folk: Surgido do conceito de “misturas de povos”, o estilo folk tem grande influência de peças étnicas misturadas com outros elementos na decoração. Tendo referências de máscaras e esculturas tribais, a cadeira Flávio de Carvalho pode ser composta com tapetes indianos e outros acessórios com estampas étnicas e coloridas. Escolha a versão da peça em couro caramelo para completar o estilo de decoração folk.

Próximas campanhas