Fitas de Cetim

Fitas de Cetim

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFitas de Cetim

A textura, maciez e brilho do cetim encantam e embelezam presentes, decorações e eventos. Esse tecido delicado se originou na China, a partir da seda. Hoje, o raiom e outras fibras sintéticas são a base do cetim, mantendo como característica sua leveza e brilho, especialmente em roupas de festa. Mas você pode ter o charme do cetim perto de você de um jeito mais prático no dia a dia: usando fitas de cetim para decoração.

Descubra, neste guia do Westwing, como simples fitas de cetim podem dar um toque especial para sua casa, com facilidade. Hoje é possível encontrar fitas de diversas espessuras, personalizar suas fitas ou usar fitas de cetim estampadas. Fácil de ser manuseado, o cetim permite acabamentos luxuosos até mesmo em móveis personalizados, com uma vantagem que poucos materiais podem bater - o preço, que fica em uma média de R$ 10 o rolo de fita. Confira!

Fitas de Cetim na Decoração

Embora normalmente seja usada em forma de laço nas embalagens de presente e em convites de casamento, as fitas de cetim podem ser aproveitadas de outras formas. Use a fita para dar acabamento aos trabalhos manuais – porta-joias, passadeiras, tampas de potes feitos em casa.

Outra ideia muito usada em festas é criar cortinas com fitas de cetim. A primeira coisa é medir a parede onde ficará a cortina, em comprimento (extensão das fitas) e em largura (tamanho total do barbante onde colocaremos as fitas). Coloque as fitas de cetim com a ponta dobradas sobre o barbante e passe ferro em temperatura média para marcar um vinco. Depois coloque fita dupla face na dobra e cole o barbante (ou cano, varão, etc). Dobre as fitas e pronto. É só pendurar sua cortina.

Essa técnica fica ótima para casamentos com decoração mais moderna e festas infantis. Use pelo menos três cores de fitas de cetim para criar uma cortina interessante e bonita, mas lembre-se de coordenar tudo com o resto da decoração da festa. Outra variação possível é intercalar fitas de cetim com fitas de renda para criar um efeito interessante. Em casa, você pode usar fitas de cetim para personalizar cortinas comuns, criando listras ou padrões coloridos no fundo branco.

Fitas de cetim personalizadas

Existem várias formas de usar fitas de cetim personalizadas. Uma das formas mais populares é criar uma estampa em um programa de manipulação de imagem.

Não é necessário um software profissional: abra seu editor de texto e procure por “Word Art”, onde você pode escolher a imagem ou tipologia que mais gosta. Faça dentro da medida da largura da fita e imprima esse desenho na sua impressora caseira, usando papel transfer, que você encontra em papelarias ou lojas de artesanato.

Depois, é só cortar a impressão no tamanho da fita e, em uma superfície plana, coloque o papel sobre a fita e passe a ferro em temperatura média, com cuidado para não queimar o papel. Puxe o papel conforme indicado na embalagem e pronto: você tem uma fita de cetim personalizada!

 

Próximas campanhas