Filtro para Aquário

Filtro para Aquário

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFiltro para Aquário

Quem tem um aquário em casa ou está pensando em montar um sabe que cada elemento precisa ser escolhido com muito cuidado para criar um habitat atraente e confortável para os peixes. Desde a escolha das plantas, pedras e ornamentos, até as espécies de peixe, cada pequeno detalhe importa na montagem do aquário. Além disso, um aquário limpo e bem cuidado torna-se uma verdadeira peça de decoração, que transmite calma e tranquilidade e traz a inspiração da natureza para dentro de casa.

O filtro para aquário é uma das peças mais importantes dessa etapa. Afinal, ele é o responsável por manter a qualidade da água do aquário em condições ideais para a sobrevivência dos peixes e das plantas. O Westwing sabe que é difícil escolher o filtro para aquário ideal diante de tantas opções no mercado. Confira nossas dicas e inspire-se a montar o aquário dos seus sonhos!

Limpeza da Água

O filtro para aquário elimina as os resíduos de comida e detritos produzidos pelos peixes para garantir a água límpida e tratada. Isso não significa que você não precisará realizar as trocas de água, que são necessárias periodicamente. O filtro para aquário serve para eliminar os resíduos da água através de processos físicos, químicos e biológicos que são importantes para assegurar a qualidade da água por mais tempo.

Tipos de Filtro para Aquário

Existem várias opções de filtro para aquário disponíveis no mercado, que se dividem em duas modalidades: filtros internos e externos. Os filtros internos são aqueles que ficam dentro do aquário, presos no fundo do tanque. Alguns tem formato de esponja e se misturam ao ambiente de forma harmônica. A desvantagem desse tipo de filtro para aquário é que ele ocupa espaço dentro do tanque e podem ocorrer acidentes na recirculação.

Já os filtros externos podem ser encontrados em diferentes tipos. O filtro externo simples é uma caixa acrílica que fica do lado de fora do aquário e possui uma bomba. Ele faz as filtragens química, biológica e mecânica. O tipo mais sofisticado, chamado canister, também é um filtro que fica do lado externo do tanque – escondido atrás do aquário ou no móvel.  Apesar de ser mais caro, esse filtro tem a vantagem de possuir mais elementos filtrantes e ter bombas mais potentes, o que otimiza a limpeza da água.

Filtragem

Para escolher o filtro para aquário, é importante entender as funções de cada tipo de filtragem. Normalmente, os filtros realizam as filtragens mecânica, biológica e química.

A filtragem mecânica tem o objetivo de eliminar os resíduos sólidos da água, como restos de comida, pequenos pedaços de plantas e os excrementos dos peixes. Como os resíduos ficam mantidos dentro do filtro para aquário, confira as dicas do fabricante para saber como retirá-los.

Já a filtragem biológica é feita por uma colônia de bactérias produzida dentro do filtro que tem o objetivo de converter a amônia gerada pelos resíduos do aquário em nitrato, que depois é transformado num composto inorgânico, que deixa a água pura.

Finalmente, a filtragem química é feita com o uso de elementos filtrantes, como o carvão ativado, a argila e o zeolite, que eliminam resíduos químicos que possam cair dentro do aquário.

Próximas campanhas