Filippo Brunelleschi

Filippo Brunelleschi

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFilippo Brunelleschi

A Itália, talvez por sua história e por seu perfil geográfico, foi o berço de grandes nomes da arquitetura, da pintura e da decoração. Inspirados pelo próprio passado da região, muitos foram os artistas que se sentiram inspirados em criar magníficas obras de artes. Um deles foi o arquiteto e escultor Filippo Brunelleschi. Brunelleschi foi responsável por grandes mudanças na arquitetura e nas artes plásticas, disseminando o método da perspectiva linear.

Assim como Filippo Brunelleschi, muitos outros artistas nasceram e foram inspirados pelas regiões da Europa em seu trabalho. Cada um deles nos trás novas formas de ver o mundo e suas belezas. Todo esse conhecimento pode ser aproveitado na hora de decorar a sua casa. Quadros e pinturas servem de inspiração. No site do Westwing você sempre irá encontrar não só as histórias de grandes artistas, como também as ideias que podem usar a partir deles.

Quem foi Filippo Brunelleschi

Filippo Brunelleschi foi um importante arquiteto e escultor nascido em Florença, Itália, no ano de 1377. Apesar de ser filho de um tabelião, Filippo Brunelleschi decidiu seguir sua vocação para as artes plásticas e arquitetura. Em sua história, Filippo inovou as formas de artes, tornando-se responsável por algumas mudanças, como a adoção das reproduções planas dos objetos que, a partir de então, iriam aparecer não mais em apenas duas dimensões, mas em três dimensões. O resultado são quadros e obras onde existe a ilusão da profundidade, mudando completamente a forma como as artes plásticas seriam feitas.

Filippo Brunelleschi também foi responsável por recuperar o método da perspectiva linear em obras de artes e na arquitetura. Ele já havia sido conhecido e bastante usado no mundo greco-romano, mas caiu totalmente no esquecimento durante o período da era medieval e foi resgatado com sucesso por Filippo Brunelleschi, que o deixou mais popular.

Conheça as Obras de Filippo Brunelleschi

Filippo Brunelleschi começou sua carreira com obras pequenas como os fragmentos do altar da catedral de Pistóia e um belíssimo crucifixo esculpido e madeira que está na Igreja de Santa Maria Novella, ambos na Itália. A obra mais famosa de Filippo Brunelleschi foi a criação da abóbada da catedral de Santa Maria de Fiore, em Florença, também conhecida como Duomo Chapel. Essa foi a primeira obra em que Filippo Brunelleschi usou sua teoria sobre a tridimensionalidade, que ainda era um tipo de perspectiva ilusória. Filippo nunca mais a abandonou, tomando a defesa deste método em todas as obras. Ele foi seguido por Leonardo da Vinci (conhecido por sua famosa escultura de Davi), Michelangelo (o artista que criou a Monalisa), Sandro Botticelli (criador do Nascimento de Vênus) e Paolo Uccello (que executou o quadro a Batalha de São Romano), entre outros.

Filippo Brunelleschi participou do fim da era Medieval e o início do Renascimento e a principal qualidade encontrada em suas obras é a incrível ilusão de profundidade. Também foi um dos primeiros a usar os pórticos típicos da Renascença, conhecidos como florentinos.

Próximas campanhas