Fibra Natural

Fibra Natural

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFibra Natural

A produção artesanal de móveis está cada vez mais forte no Brasil e no mundo. Tendência em uma imensa gama de produtos, a fibra natural tem se tornado uma das queridinhas da decoração quando se fala nisso. Além de resistente e prática, a fibra natural é produzida por aqui sem agredir a natureza, de forma totalmente sustentável.

O que antes era exclusivo para fazendas ou casas de campo mais rústicas, hoje integra a mobília de casas urbanas e modernas. Então, você pode facilmente encontrar mesas, cadeiras, cortinas, vasos, tapetes, cestos, entre tantas coisas feitas a partir de fibra natural. Por serem produtos de fácil ambientação, podem ser usados tanto em espaços internos quanto externos. Combinadas com outros materiais, as fibras transformam os cômodos com conforto e durabilidade. Aprenda mais sobre esse produto natural, suas aplicações e cuidados com o Westwing!

Variações da Fibra Natural

Os móveis e produtos artesanais confeccionados a partir de fibra natural acabam se aproveitando de uma imensa variedade de materiais encontrados. Selecionamos alguns tipos de fibras e suas aplicações para facilitar na hora de escolher. Conheça:

  • Vime: conhecido desde os tempos primitivos, é geralmente usado na produção de cadeiras, poltronas e nas estruturas e detalhes de mesas.
  • Bambu: popular na Ásia, a planta pode ser uma boa opção para bancos, namoradeiras, estantes e até camas com aparência mais rústica.
  • Folha de bananeira: popular em várias regiões brasileiras, pode ser facilmente transformada em vasos, enfeites, cestos e suportes para decoração no geral.
  • Palha: fina e prática de ser trabalhada, pode virar pufes, chaises e pequenos armários para qualquer ambiente.
  • Cascas de coco: são geralmente usadas em racks, mesas de escritório e em acabamentos de paredes e bancadas.
  • Linho: popular, pode dar origem a produtos maiores, como armários e guarda-roupas.
  • Cânhamo: amplamente utilizado para a confecção de peças de iluminação, como lustres, luminárias e abajures mais campestres.

A fibra natural é encontrada ainda em tecidos e papéis de parede, podendo ter acabamento natural, envelhecido, em pátina ou colorido.

Diferentemente das fibras artificiais ou das sintéticas, as fibras naturais são tiradas das florestas já prontas para serem usadas. Como são plantas parasitas, sua retirada contribui para o desenvolvimento de outras árvores, beneficiando o meio ambiente. Além disso, elas crescem consideravelmente mais rápido.

Como Usar a Fibra Natural

No uso da fibra natural em casa, a ideia é contrapor estilos e mudar completamente o visual dos cômodos. Em uma área com poltrona de vime, por exemplo, você pode combinar uma pintura acrílica ou uma pequena mesa com tampo de vidro. Tente, ainda, aliar sua peça um pouco mais rústica a pisos e azulejos mais sofisticados.

Para quem prefere um ambiente mais equilibrado, a dica é investir em poucas peças grandes. Já quem está em busca de um ambiente mais campestre e rústico, para descanso ou como sala de jantar, a sugestão é apostar na fibra natural como matéria-prima de toda mobília. Além das cadeiras e poltronas, procure incluir artefatos decorativos, como cestos, vasos e painéis. Mesinhas laterais de fibra natural também podem ser uma boa opção para quem quer mudar a aparência dos cômodos.

Em relação aos tipos de ambiente adequados, não há motivo para se desesperar: os produtos de fibra natural ficam muito bem dentro e fora de casa. Seja em varandas, salas, quartos ou banheiros, a fibra natural pode ser inserida em todos os locais da casa.

Poltrona de Fibra Natural

A poltrona de fibra natural tende a se adaptar a diversos ambientes como peça diferencial do espaço. Para isso, escolha uma cor de fibra e um padrão do estofamento que mantenha a poltrona de fibra natural em harmonia com os outros componentes de decoração do ambiente.

No ambiente externo, por exemplo, a poltrona pode ser parte de um conjunto de cadeiras para varanda. Não é necessário que todas as cadeiras sejam do mesmo modelo: combine as estampas do estofamento com a poltrona de fibra natural de acordo com o seu gosto pessoal. Para isso, você pode comprar as peças já combinando, utilizar tecidos e panos decorativos ou efetuar a troca do estofado em tons semelhantes ou complementares à poltrona de fibra natural.

Lembre-se sempre de evitar que a poltrona de fibra natural fique exposta às intempéries do tempo, pois o material tende ao desgaste quando exposto à umidade ou calor excessivo. Para isso, mantenha sua poltrona de fibra natural em lugar coberto e protegido desses fatores e dê preferência a tecidos impermeáveis para o estofamento.

Fibra Natural

Poltrona de Fibra Natural no Ambiente Interno

Você pode utilizar a poltrona de fibra natural em diversos cômodos da sua casa. Como assento extra na sala de estar, a poltrona de fibra natural funciona bem para dar um toque diferenciado no ambiente, trazendo a leveza das tramas trançadas à composição.

A poltrona combina especialmente com móveis de vime, mas pode ser inserida em diversos contextos decorativos. Caso sua sala de estar esteja precisando de cor, adicione um estofado com padrão alegre e torne sua poltrona em um ponto diferencial na sala.

Se a sala está muito clara e você precisa de um móvel mais escuro para dar destaque e contraste ao ambiente, escolha uma poltrona de fibra natural escurecida ou envelhecida. A poltrona de fibra natural em tons mais escuros vai deixar o ambiente ainda mais requintado.

A mesma estratégia pode ser utilizada caso crie um espaço dedicado ao relaxamento em sua casa, seja na sala de estar ou no seu quarto. Nesse caso, utilize cores claras tanto na cadeira de fibra quanto no estofado e sinta a tranquilidade de ter um cantinho só seu para descanso ao fim do dia.

Sofá de Fibra Natural

Se você quer tornar seu sofá de fibra natural o protagonista da decoração especial de sua sala, considere comprar um sofá em L ou um sofá de canto. Estes modelos de sofás combinam bem com móveis de madeira, estofados estampados ou cores quentes – o contraste com o sofá de fibra natural fica extremamente elegante e traz um clima mais acolhedor para a sua sala de estar. Além disso, a cartela de cores que irá compor a sala onde o sofá de fibra natural será posicionado também merece atenção especial.

Na escolha das cores dos objetos que vão complementar o sofá de fibra natural, opte por tons mais sóbrios, como o branco, bege e cinza, formam um ambiente minimalista. Já os tons mais vivos, como o amarelo, azul, vermelho, laranja e roxo, devem ser posicionados estrategicamente e de maneira coordenada, de modo a manter a harmonia da área e tornar o ambiente mais acolhedor e alegre.

Sofá de Fibra Natural na Área Externa

O sofá de fibra natural deve ser idealmente usado na área externa, caso ela conte com um espaço coberto que não receba raios diretos do sol, nem água da chuva, para uma melhor conservação da peça. Garanta a durabilidade do estofamento do sofá de fibra natural dando preferência a tecidos impermeáveis, como o acquablock. Evite utilizar álcool, esponjas abrasivas ou detergentes para a limpeza do sofá em fibra sintética. Dê preferência ao uso de um pano umedecido com água e sabão neutro e nunca utilize água em excesso, para manter intactas e sempre limpas as fibras naturais do seu sofá.

Com estes cuidados, é possível ter um espaço para relaxar na sua área externa com um aconchegante sofá de fibra natural por muitos anos, pois a durabilidade do móvel é excepcional, e seu charme leva um conforto irresistível à sua casa.

Manutenção e Cuidados com a Fibra Natural

Para preservar as propriedades dos móveis de fibra natural, alguns cuidados são necessários. Listamos alguns para que suas peças durem mais:

  • Evite deixar os produtos expostos à luz solar direta – isso pode enfraquecer o “selante”, deixando o material quebradiço;
  • Não deixe as peças expostas à chuva. Como a fibra natural tende a absorver água, sua resistência pode ser comprometida;
  • Fique atento ao manuseio dos móveis: evite bater ou usar a peça de fibra como escada;
  • Para limpar, use apenas um paninho umedecido com água;
  • Caso queira higienizar com aspirador de pó, dê preferência ao bocal de escova macia;
  • Procure impermeabilizar cortinas e tapetes, dando a eles maior proteção.

Aproveite com naturalidade e inspiração!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas