Festa de Los Muertos

Festa de Los Muertos

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFesta de Los Muertos

No México, a Festa de Los Muertos é uma celebração de origem indígena, comemorada nos dias 1 e 2 de novembro e coincide com as tradições católicas do Dia de Finados e Dia de Todos os Santos. Além do México, a festa também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos onde a população mexicana é grande.

A Festa de Los Muertos tem uma tradição mexicana tão forte, que foi considerada pela UNESCO como patrimônio histórico da humanidade. Na Festa de Los Muertos, a ausência de pessoas queridas não tem nada de tristeza, ao contrário disso, ela é celebrada com muita alegria, música, festas, fantasias e imagens de caveirinhas bem simpáticas. Quer conhecer um pouco mais sobre a Festa de Los Muertos? Então veja a matéria que o Westwing preparou para você.

A Festa de Los Muertos e as Caveiras Mexicanas

As famosas caveiras mexicanas tiveram origem na Festa de Los Muertos. Em algumas culturas pré-hispânicas, as celebrações no Dia de Los Muertos existem há mais de 3 mil anos. Eram festas dedicadas às crianças e aos parentes mortos, presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a Dama de La Muerte (dama da morte), atualmente relacionada com a personagem La Catrina, do pintor, ilustrador e cartunista mexicano, José Guadalupe Posada. As caveiras do artista são cheias de vida!

Vestidas de gala, à cavalo, em bicicletas, além de belas ilustrações as caveiras mexicanas também carregavam em si mensagem sociais e políticas. La Catrina, por exemplo, é uma sátira dos indígenas que, enriquecidos durante o Porfiriato (período no qual o México esteve no controle do general Porfírio Díaz), renegavam suas origens e costumes copiando modas europeias.

Além da caveira Catrina, a Festa de Los Muertos conta com outras caveirinhas, que estão em ilustrações, artesanatos cerâmicos e até em forma de doce (de açúcar puro, chocolate, entre outras guloseimas). Há também as caveiras literárias na Festa de Los Muertos, que são versos bem humorados nos quais a morte interage, muitas vezes de maneira satirizada com personagens da vida real.

Mais Símbolos da Festa de Los Muertos

  • Calaveras de dulce: A maioria das caveiras doces têm escrito o nome do morto na Festa de Los Muertos. Os mais bem humorados também escrevem nome de vivos para fazer piadas com os amigos.
  • Flores: Assim como no Brasil, no México as famílias dedicam o dia 2 de novembro da Festa de Los Muertos para limpar e enfeitar os túmulos dos parentes que se foram. As mais belas e variadas flores fazem parte da decoração e, tanto lá como aqui, o Crisântemo tem destaque. Os mexicanos acreditam que essa flor, lá chamada de Cempasúchitl ou flor de cuatrocientos pélalos (flor de quatrocentas pétalas), atrai e guia a alma dos mortos.
  • Pan de muertos: é um pão doce, enfeitado e polvilhado de açúcar na Festa de Los Muertos. Apesar de ser um simples pão, não é consumido durante todo o ano exatamente por estar associado à celebração da Festa de Los Muertos.

A Festa de Los Muertos é uma celebração alegre para lembrar de pessoas queridas!

Próximas campanhas