Feng Shui

Feng Shui

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFeng Shui

Feng shui em chinês significa vento (feng) e água (shui). Derivado da energia desses dois elementos, o feng shui tem como objetivo criar uma harmonia taoísta, conceito muito popular na China, que consiste em encontrar o equilíbrio de energia entre os ambientes e as pessoas. As técnicas do feng shui são comumente usadas na decoração dos cômodos com a intenção de melhorar a energia do espaço e, consequentemente, as relações pessoais que acontecem na casa.

O "chi" no feng shui desempenha um papel crucial – os dois elementos, vento e água, são representados simbolicamente pelo "chi", que descreve uma energia penetrante. Confira as dicas do Westwing para decorar sua casa com os conceitos do feng shui e equilibrar os espaços com um estilo único e harmonioso.  Inspire-se na técnica chinesa do feng shui e renove seu lar!

Elementos do Feng Shui

Quais são os elementos do feng shui? Os cinco elementos, também chamados de fases de transformação, são o centro da teoria: fogo, água, terra, metal e madeira. Esses elementos são originados diretamente da natureza e são associados pelos chineses a zonas específicas do corpo humano. Quando fogo, água, terra, metal e madeira se alinham é possível encontrar seu equilíbrio interior e assim estabelecer o feng shui.

Feng Shui

Madeira: Este elemento simboliza o crescimento e a vida, mas pode ser destruído pelo fogo e pelo metal. Contudo, a água fortalece a madeira, pois esta precisa de água para poder crescer.

Fogo: É um elemento muito poderoso porque ele é capaz de ser propagado em todas as direções. É muito quente e pode facilmente ficar fora de controle. O fogo é o único elemento que não existe na natureza e precisa da madeira para ser produzido. No entanto, pode ser destruído pela água ao mesmo tempo que pode transformá-la em vapor. No feng shui, o fogo deve ser sempre tratado com respeito porque pode causar muitos desastres.

Metal: O metal é afiado, sem vida e inerte – é o sinônimo de prata e ouro. Em relação aos outros elementos, o metal é inflexível e através dele são fabricadas as moedas, que representam a prosperidade.

Água: Quando a água emprega todo o seu poder, pode ser ainda mais forte e poderosa do que o fogo. Devido ao estado físico da água, esta é capaz de causar inundações e outros desastres naturais. Porém, simbolicamente representa a comunicação e o sucesso.

Terra: O elemento terra é o núcleo do feng shui , representando a gravidade e a base para o crescimento dos alimentos. A terra pode ser transformada em cinzas pelo fogo e pode ser destruída pela madeira – por exemplo, as raízes das árvores plantadas na terra se alimentam dos nutrientes encontrados no solo.

Feng Shui: Sala de Estar

A sala de estar é um cômodo especial para toda a família: é o lugar onde a família se reúne todos os dias e onde os amigos e convidados são recebidos. A sala de estar é um lugar controverso: por um lado incentiva o relaxamento e a tranquilidade e por outro gera discussões e conversas animadas.

Existem algumas regras importantes do feng shui para a sala de estar: o meio da sala deve permanecer livre e os móveis devem ser dispostos para o centro. De acordo com o feng shui, uma atenção especial é dada para o centro da sala de estar porque ele é considerado importante por irradiar paz e força. Para enfatizá-lo ainda mais pode-se colocar luminárias de teto e objetos de forma arrendondada como um tapete ou uma mesa de centro.

Móveis para sentar: Os móveis para sentar devem estar alinhados a uma parede, pois isso transmite uma sensação de segurança, proteção e estabilidade. Da mesma forma, as pessoas possuem seu campo de visão aberto para a sala de estar e se sentem protegidas.

Feng Shui

Iluminação: De acordo com o feng shui, a iluminação representa o yin yang . As luzes mais claras representam o yin e as mais escuras representam o yang. Pode-se usar luzes mais diretas para ler e outras mais suaves para iluminar o resto do cômodo. O ideal é alcançar um equilíbrio ideal entre a luz e a escuridão, já que a iluminação tem efeitos positivos sobre o ser humano.

Cores e materiais: O feng shui recomenda o uso de cores naturais da terra e diferentes tons de branco. Essas seriam as tonalidades perfeitas para trazer  paz e tranquilidade ao ambiente. Porém o feng shui também entende que nem todas as pessoas usam a sala de estar somente para relaxar e descansar, então também há a possibilidade de combinar estes tons com cores mais vivas para trazer mais alegria ao cômodo.

Feng Shui: Quarto

O quarto provavelmente é o lugar da casa no qual passamos a maior parte do tempo, juntamente com a sala de estar. Neste cômodo temos que nos sentir seguros, pois é nosso lugar para descansar e dormir. O feng shui enfatiza a importância do descanso no quarto e, de acordo com as regras do feng shui, aconselha-se seguir os seguintes pontos:

feng shui

Cama: A posição da cama é muito importante para o sono. O feng shui recomenda que a cabeceira deve ser situada junto da parede ao invés da janela, e a porta, assim como o restante do quarto, deve estar no campo de visão da cama. O motivo para isso é que ao dormir, a sensação inconsciente de segurança é produzida. Outro fator muito importante para estabelecer o feng shui é que não haja nenhum aparelho eletrônico perto da cama.

Feng Shui

Espaço para armazenamento: cômodas e armários fechados são ideais para arrumar e organizar as roupas, artigos pessoais e outros pequenos itens. De acordo com o feng shui, o espaço embaixo da cama não deve ser usado para armazenar objetos.

Feng Shui

Acessórios: os espelhos estão proibidos no quarto pelo feng shui, porque incomodam a atmosfera do ambiente. O feng shui acredita que os acessórios e objetos de decoração a serem colocados no quarto devem transmitir uma espécie de dualidade, como fotos de pessoas queridas.

Feng Shui

Cores e materiais: tons suaves de marrom, branco, azul, cinza e areia são as cores ideais para decorar o quarto seguindo o feng shui. Cores escuras e sombrias devem ser evitadas por completo no quarto, porque perturbam a paz, as energias e o relaxamento.

Feng Shui: Decoração e Conceitos Básicos

Apesar do feng shui ser um representante da moderação e da simplicidade, ainda existem alguns acessórios decorativos que podem ajudar a obter o equilíbrio do ambiente da casa: plantas, imagens de entes queridos, velas e vasos com flores.

Feng Shui

Invista em uma decoração baseada no feng shui para uma casa e uma vida mais equilibradas e com saúde, amor, prosperidade e tranquilidade!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas