Fechadura

Fechadura

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFechadura

Você, alguma vez, já parou e pensou na utilidade da fechadura? Sem ela seria impossível entrar em um ambiente, trancar portas e portões ou armazenar suas coisas em um armário, por exemplo. Atualmente, há uma lista imensa de tipos de fechadura, com os mais diversos tipos de acabamentos, graus de segurança, resistência e durabilidade, além, é claro, do design, que chama a atenção à primeira vista. 

Na hora de escolher uma fechadura para a sua casa, tenha em mente que nem sempre a mais bonita é, necessariamente, a melhor e mais adequada à sua necessidade. Um passo a passo deve ser respeitado antes de se comprar uma fechadura e, para te ajudar nesse processo, o Westwing te dá algumas dicas de como escolher a melhor fechadura para cada ambiente da sua casa. Vem com a gente e aprenda tudo sobre o universo das fechaduras! 

Os Critérios ao se Escolher uma Fechadura

Atualmente, há produtos com muitos graus de segurança e resistência à corrosão disponíveis no mercado, confeccionados com matérias-primas como alumínio, latão, aço inox e zamac (liga de zinco com alumínio, magnésio e cobre), mas você deve seguir alguns critérios antes de escolher a sua fechadura, que listamos a seguir:

  • Intensidade de uso da fechadura: ela precisa resistir a arrombamentos, por exemplo? Isso é fundamental em produtos que serão instalados em portas de entrada, mas pouco importante para as internas;
  • Resistência da fechadura: verifique a exposição da peça ao tempo, especialmente no caso de casas de praia, sujeitas aos efeitos de maresias. Nesses casos, os materiais mais recomendados são latão cromado, alumínio ou aço inox;
  • Espessura da porta: se você for repor uma fechadura, observe a espessura da porta onde será instalada. Veja, também, a distância de broca (do furo da maçaneta até a borda da porta).

A Fechadura Eletrônica

Nos últimos anos, a fechadura eletrônica vem se consolidando no mercado como uma alternativa mais segura às fechaduras comuns. Utilizando leitura das digitais, da íris ou reconhecimento facial, a eletrônica é muito utilizada em locais nos quais é exigido maior controle de acesso, tais como hotéis, bancos, escritórios e indústrias.

Diferença entre Fechadura Elétrica e Eetrônica

Embora tenham a mesma função, que é a de manter a porta fechada, as fechaduras elétrica e eletrônica são diferentes na operação, pois a fechadura elétrica depende apenas de um controle, feito por um único botão de acionamento para sua abertura. É muito usada em portarias para aberturas à distância. Já a fechadura eletrônica engloba desde as mais simples, com segredo digital por meio de senha numérica em um teclado externo, até as com identificação biométrica. Esse tipo é ideal para facilitar o acesso seguro em indústrias ou empresas.

No momento de escolher uma fechadura, atente para a sua necessidade e o estilo da sua casa. Procure manter o mesmo tamanho e características de maçanetas se estiver reformando, pois isso evitará que você precise furar novamente a porta ao instalar a nova fechadura. Se animou em trocar essas peças? Então mãos à obra!

Próximas campanhas