Faca

Faca

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFaca

Ao cozinhar, comer e em muitas situações diferentes, uma faca é quase sempre necessária. Este utensílio é fundamental para o dia a dia. Mas, além disso, ele é uma utilidade indispensável para deixar a mesa completa e bem decorada ao fazer qualquer refeição.

Desde a idade da pedra as pessoas necessitavam de uma faca, seja para trabalhos manuais ou para cortar alimentos. Caçar animais, preparar a comida, cortar tecidos e construir novas ferramentas eram e ainda são exemplos de tarefas que precisam de uma faca e, exatamente por isso, ela foi criada. As facas evoluíram muito e hoje existem diferentes tipos de design para uma faca, além de formas e tamanhos que nos permitem escolher dentre uma grande variedade. Confira os tipos de facas oferecidas no mercado e como utilizá-las corretamente com o Westwing! Aproveite nosso conteúdo e saiba mais!

Faca: da Idade da Pedra à Idade do Bronze

A faca de nossos ancestrais consistia principalmente de ossos afiados e pedras afiadas, materiais duráveis que eram usados em quase todas as situações. Na Idade do Bronze, contudo, as facas começaram a ser feitas com metal, material com maior resistência.

Da Antiguidade aos tempos atuais

Com o passar do tempo foram surgindo facas fabricadas com diferentes materiais. O ferro é, sem dúvida, o mais importante. Em tempos passados, a faca era muito importante para a alimentação, já que não existiam muitos talheres como agora.

Faca

Com a Revolução Industrial, as facas começaram a ser criadas para todas as pessoas, e o aço inoxidável tornou-se o material mais cotado para sua fabricação. Hoje é impensável se ter uma cozinha ou mesas sem faca, pois ela é um artigo essencial em nossa vida. Você pode até mesmo optar por um conjunto de facas ou cepo de facas, que contêm diferentes tipos e permite que você os encontre facilmente em cima da mesa ou bancada enquanto cozinha.

Uma faca para cada necessidade

Atualmente é enorme a diversidade de modelos de faca. Por ser funcional, você pode usar a faca como decoração de mesa ou até mesmo colocá-la em uma estante ou cristaleira, sendo uma ideia diferente de arrumação. Abaixo listamos alguns tipos de faca que você pode comprar:

Faca Chef: Esta faca tem muitos usos na cozinha. Ela tem uma lâmina com um comprimento de 15 a 26 centímetros e um dos maiores diâmetros que uma faca pode ter.

Faca Japonesa: É caracterizada por ter uma lâmina comprida, com espaço suficiente para corte e é normalmente utilizada para cortar peixes e legumes.

Faca de Açougueiro: Este tipo tem entre 15 e 30 centímetros de comprimento, é pontiaguda , estreita e afiada. Como você pode imaginar pelo nome, é usada principalmente para carnes.

Faca para frutas: a melhor para esta situação, são aquelas de até oito centímetros de comprimento. É útil para descascar frutas e sua ponta fina é perfeita para isso.

Faca de pão: é a melhor faca para pães, já que possui uma comprida lâmina serrilhada. Este tipo de serra, ou dentes, é exatamente o que se precisa para cortar para o pão.

Faca para tomate: ela tem uma borda de aço serrilhada e sua lâmina 12 a 15 centímetros de comprimento, o que significa que ela pode penetrar o fruto sem esmagá-lo

Canivete

Além de facas, os canivetes e navalhas são ótimos para quando estamos em viagem. Quem nunca precisou de um canivete quando foi acampar? Seja para cortar madeira ou para abrir uma lata, ambas opções são excelentes. Existem facas de bolso e canivetes que podemos carregar para qualquer lugar: basta dobrar a lâmina e a faca pode ser guardada no bolso, sem a possibilidade de ferir quem a carrega. Quem nunca ouviu falar no famoso canivete suíço? É uma ferramenta multifuncional para quando vamos acampar ou visitar outros locais na natureza. Os dois fabricantes mais conhecidos são Victorinox e Wenger. Entre suas ferramentas adicionais, o canivete geralmente inclui chave de fenda , tesouras, lixa, abridor de garrafas e, é claro, uma faca.

Lâmina afiada

Com o uso constante da faca, a lâmina normalmente se desgasta. Para que ela volte a cortar de forma perfeita novamente, é preciso afiá-la . Para fazer isso, você precisa de um amolador de facas ou uma pedra. Não se esqueça que se você for amolar a faca com uma pedra, ela pode danificar-se, por isso você deve fazer isso com cuidado ou optar por um amolador de facas. Uma dica é passar um pouco de cera na faca caso queira que o fio de corte permaneça amolado por mais tempo.

Manuseio e cuidados

O melhor para manter suas facas em bom estado é um cepo de facas ou tiras magnéticas, uma vez que deixar a faca solta na gaveta pode danificá-la ou arranhá-la devido ao contato entre diferentes facas e outros talheres. Você não deve se esquecer que, embora a maioria das facas sejam de aço inoxidável, elas não devem passar muito tempo na água, de modo que a melhor coisa após o uso é lavá-las e secá-las.

Com todas essas informações, é certo que você agora será capaz de encontrar a melhor faca para sua cozinha e mantê-la sempre nova.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas