Faca para Sushi

Faca para Sushi

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFaca para Sushi

Você sabe escolher e utilizar uma faca para sushi ? É maravilhoso desfrutar de uma refeição especial em casa. Com a ajuda dos utensílios certos, fica simples elaborar lanches, almoços e jantares especiais, surpreender os amigos e família e aproveitar o melhor do mundo gourmet no conforto do nosso lar. Preparar pratos da culinária japonesa não é tão complexo quanto muitos imaginam. No entanto, é preciso atentar para a utilização adequada dos acessórios.

O sushi é um prato nacional do Japão consumido e apreciado nos quatro cantos do mundo. O alimento pode ser preparado em casa de maneira relativamente simples. A faca para sushi é um dos principais acessórios a se observar e é comum que existam dúvidas quanto à sua escolha e utilização. Conheça os principais tipos de facas para sushi, saiba a diferença entre a faca para sushi e a faca ocidental com o Westwing!

Faca Para Sushi: Culinária Japonesa em Casa

Você conhece as diferenças entre uma faca para sushi e uma faca ocidental comum? Assim como quase tudo na milenar cultura japonesa, os detalhes fazem toda diferença e cada objeto tem o seu propósito e função. Não podia ser diferente com o preparo dos sushis. A utilização de uma faca para sushi de qualidade é condição fundamental para o manuseio adequado dos ingredientes e influencia diretamente no sabor do prato.

Diferente das facas ocidentais, a maioria das facas para sushi tradicionais japonesas apresentam corte afiado em um só gume, o direito ou esquerdo. Esse tipo de design de faca para sushi permite um corte muito mais afiado e adequado para o preparo desse alimento. O lado oposto ao fio da faca para sushi costuma ser côncavo para garantir um corte mais limpo evitando que o peixe fique grudado ao utensílio.

Faca_para_Sushi

Tipos de Facas para Sushi

O preparo dos sushis envolve etapas distintas relacionada ao manuseio de ingredientes diversos. Assim, a faca para sushi é, na verdade, um conjunto de facas utilizadas de acordo com o alimento e etapa de preparo em questão. Chefs e entusiastas mais experientes costumam utilizar três tipos principais de faca para sushi que se diferem quanto à função:

Faca para sushi deba bocho: essas facas são indicadas para cortes pesados. O utensílio é muito utilizada na etapa de limpeza e corte do peixe e remoção de cartilagem e afins.

Faca para sushi usuba bocho / kamagata usuba bocho: o corte dos legumes e vegetais é normalmente feito com essas facas. Esse tipo de utensílio é o mais indicado para descascar e picar os alimentos.

Yanagiba ou sashimi bocho: como o nome já indica, trata-se da faca utilizada para o corte do sashimi. Esse tipo de utensílio é ideal para o corte dos pequenos pedaços do peixe cru utilizados no sushi. É também a mais indicada como faca de uso geral, já que pode ser utilizada também para preparar outros ingredientes do prato. Uma faca para sashimi é um excelente investimento para quem busca preparar sushis em casa com praticidade e sem a necessidade de investir em um conjunto completo de facas.

Faca para Sushi: Materiais

As facas de aço carbono são as mais indicadas para o preparo do sushi, já que não transmitem sabor aos alimentos como ocorre com a faca em aço inox. No entanto, nos restaurantes do Brasil, é comum que o sushi seja preparado com faca de metal inoxidável devido a regras impostas pela vigilância sanitária.

Próximas campanhas