Faca para Queijo

Faca para Queijo

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFaca para Queijo

O queijo é um laticínio muito querido no mundo todo e apropriado para diversas ocasiões. Sofisticado e completo, pode ser simplesmente servido de entrada, em uma tábua de frios, acompanhando uma generosa taça de vinho, ou utilizado como ingrediente de diversos pratos e aperitivos. Seja em lanchinhos, saladas ou receitas mais elaboradas, o queijo sempre reina como um dos prediletos.

De origem imprecisa, diz a lenda que o queijo foi descoberto na Península Arábica, por um comerciante que costumava estocar leite. Verdade ou não, o fato é que atualmente existem centenas de tipos de queijo, com diferentes sabores, aromas e texturas. Com tantas opções, facas apropriadas para cada corte foram criadas. Elas facilitam na hora de servir, evitando que o queijo despedace ou que seu gosto se altere. Entenda tudo sobre faca para queijo e como fatiar a iguaria com o Westwing!

Tipos de Faca para Queijo

As facas para queijo acompanham a diversidade do produto. Geralmente pequenas e de gume liso, elas têm em comum o fato de buscarem a preservação do sabor e da consistência do produto. Vamos ver quais são elas?

  • Tradicional: usada para lascar queijos firmes, tipo ementhal, gruyère e gouda, essa é a faca mais popular, comumente usada na cozinha.
  • Furada: essa faca para queijo possui furinhos que evitam que o queijo despedace ou grude na lâmina. Ideal para queijos de massa cremosa, como o brie e o camembert.
  • Afiada: essa faca para queijo é a mais adequada quando se trata de queijos em peças grandes, principalmente o parmesão. Depois de cortado, você pode usar a ponta da faca para quebrar o laticínio em pedaços.
  • Dois em um: essa faca de gume liso tem corte preciso e ponta dupla, auxiliando na hora de servir sem encostar a mão. É ideal para servir queijos duros ou molhados, como o meia cura e o minas.
  • Mole: de gume inteiramente liso, é adequada para queijos moles, como o cheddar, a muçarela e o gorgonzola. Pode ser usada para cortar também o brie e o camembert.
  • Para pasta: parecida com uma faca de patê, esse utensílio não tem função de corte, mas sim de passar queijos cremosos, como requeijão ou serra da estrela, em pães e torradas.
  • Fio cortante: essa é uma ferramenta de corte, geralmente feita de manteiga ou de arame, que desliza através de queijos quebradiços, como os azuis e de cabra.

A Arte de Cortar Queijos

O corte dos queijos vai depender da consistência e do tamanho deles. Aqui vão algumas dicas para você aprender um pouco sobre a arte de cortar queijos:

  • Queijos redondos, como o minas e o brie, devem ser fatiados em formas triangulares;
  • Queijos mais retangulares, como a muçarela e o prato, são geralmente fatiados mais grossos e servidos em palitos;
  • Queijos cilíndricos, tipo o provolone, são cortados de forma grossa e, em seguida, divididos em espécie de triângulos;
  • Queijos em forma de pirâmide, tipo o de cabra, devem ser repartidos em triângulos, formando uma estrela de 6 pontas.

Inspire sofisticação e elegância com nossas dicas enquanto aprecia bons momentos!

Próximas campanhas