Faca para Peixe

Faca para Peixe

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFaca para Peixe

Receitas com peixe são saudáveis e saborosas. E essa é uma das razões para que o produto seja devidamente cortado e limpo, uma vez que sua carne é extremamente delicada. Nesse contexto, você já parou para pensar na importância que tem uma faca para peixe? E como usá-la? Com certa habilidade e métodos simples ela auxilia no manuseio do ingrediente, seja para filetá-lo ou consumi-lo, fazendo com que a tarefa seja feita de forma fácil e prática.

A conservação de uma faca para peixe também é essencial para que a peça não desempenhe papel contrário ao que foi designada, fazendo com que o ingrediente seja mal cortado. Leia este artigo do Westwing e descubra como utilizar uma faca para peixe do jeito certo e sem receios! Faça receitas deliciosas dignas de um chef de cozinha. Inspire-se e equipe a sua cozinha!

AS CARACTERÍSTICAS DA FACA PARA PEIXE

De aço inox ou cerâmica, a faca para peixes é um tipo de ferramenta projetado especialmente para que a espinha e pele sejam retiradas com cuidado e delicadeza. Com ela, o corte da carne e sua transformação em filés e lombos também são muito facilitados.

A chamada faca japonesa ou faca de peixe universal é usada para o dia a dia e existe no formato pontiagudo e arredondado. Quando facões, seu cabo é curto e a lâmina larga; já quando menores, as facas podem ser encontradas com material de cerâmica, sempre bem pontudas e com cabo anatômico.

As facas para salmão têm uma lâmina fina e bastante comprida, com a ponta arredondada, própria para que a carne deste tipo de peixe (alta, comprida e encorpada) seja cortada com um único lance. Facas para filetagem ou facas forjadas seguem o mesmo formato, mas são mais duráveis e resistentes, pois o aço que as compõem é excessivamente forte.

Existe, ainda, a faca para peixe que não serve para o corte do ingrediente e sim para manipulá-lo durante as refeições. Ela tem um formato que lembra o de uma faca para manteiga e sua ponta é projetada para retirar a pele do peixe e separar cuidadosamente seus pedaços e espinhas.

COMO USAR UMA FACA PARA PEIXE?

A indicação é cortar a pele perpendicularmente com uma faca japonesa curta, começando pela parte de trás da barbatana dorsal e percorrendo toda a coluna. Com um facão de peixe universal, divida o peixe ao meio, puxando a peça da calda até a cabeça. Após, basta cortar os filés com a faca para filetagem. As facas próprias para comer peixe são mais usadas à mesa para representar elegância; normalmente ficam do lado direito da faca de jantar comum.

MANUTENÇÃO DA FACA PARA PEIXE

Nossa dica de limpeza de uma faca para peixe em geral é usar água quente e esponja macia, nunca esponja de aço, para que a peça não risque ou perca o brilho. As facas para peixe também devem ser periodicamente afiadas para que as refeições sejam sempre bem cortadas e apresentáveis.

Próximas campanhas