Faca Elétrica

Faca Elétrica

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFaca Elétrica

Fatiar os alimentos na cozinha parece uma tarefa simples, mas às vezes pode se tornar uma atividade complicada. Quem já teve que cortar um pedaço particularmente duro de carne sabe disso. Para quem gosta de cozinhar ou apreciar a boa culinária, uma faca elétrica pode ser uma ajuda e tanto. Embora a sua utilidade mais conhecida seja fatiar carnes, ela também pode ser usada para muitas outras finalidades na cozinha.

A faca elétrica é o equipamento perfeito para cortar e destrinchar vários tipos de alimentos. Desde os mais consistentes, como carnes e congelados, até os mais delicados, incluindo pães, frios, frutas e legumes. Limpar os peixes, por exemplo, vira uma tarefa muito mais prática com a faca elétrica. Pode ser usada até em sobremesas, como tortas. Conheça as dicas da Westwing e entenda como funciona a faca elétrica, assim como os cuidados necessários com ela.

Como funciona a faca elétrica?

As facas elétricas têm duas lâminas acopladas a uma base com um motor. As lâminas se movem para frente e para trás, cortando os alimentos sem danificá-los. O ideal é que elas sejam feitas de inox, para conservar a eficiência e uma maior durabilidade da faca elétrica.

Cuidados especiais

Evite utilizar a faca elétrica em alimentos duros demais, feito ossos. Isso garante que as lâminas da faca permaneçam afiadas. Para não danificar o equipamento, a faca elétrica deve ser usada apenas para cortar comida, nunca em objetos como madeira ou plástico.

Utilize a faca elétrica sobre uma base de madeira, evitando as superfícies mais resistentes, como metal, cerâmica ou mármore.

Outra dica: antes de cortar as carnes cozidas ou assadas com a faca elétrica, espere entre quinze e vinte minutos depois de prontas. Assim, o suco da carne se concentra na parte inferior, tornando o corte mais fácil. Para os alimentos congelados, é melhor descongelá-los parcialmente antes.

Limpeza & Manutenção

Quando for limpar a faca elétrica, primeiro retire as duas lâminas da base. Muitos modelos tem um botão próprio para isso. As lâminas podem ser lavadas com uma esponja macia e detergente.

A base é onde fica localizado o motor. O recomendado é que seja a prova d’água, o que, além da segurança, facilita a limpeza. Verifique antes se não há nenhuma rachadura, o que pode causar um choque. Lave a base com uma esponja e detergente, assim como as lâminas.

Que tal se aventurar na cozinha com uma faca elétrica? Mas é claro, com muito cuidado!

Próximas campanhas