Etel Carmona

Etel Carmona

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEtel Carmona

Famosa por tratar a madeira como uma joia, a designer autodidata Etel Carmona é conhecida mundialmente pela criação de incríveis móveis provenientes da madeira. Etel iniciou sua trajetória profissional em 1980, restaurando peças da época em seu sítio no interior da cidade de São Paulo. Desde então ela resgatou técnicas clássicas da marcenaria tradicional para assim trabalhar na criação de suas peças conhecidas em Nova York, Los Angeles, Londres, Lisboa, Zurique, Toronto, entre outros países.

Em 1988 Etel Carmona, abriu a empresa ETEL onde conta com a presença de outros designers para a fabricação de seus móveis, entre eles Claudia Moreira Sales, Isay Weinfeld, Lia Siqueira, Arthur de Mattos Casas, Dado Castello Branco, Carlos Motta e IBÁ. Juntos, Etel Carmona e seus designers produzem os mais distintos móveis, acessórios e adornos famosos pelo incrível visual e qualidade que oferecem. Acompanhe as dicas do Westwing e transforme sua decoração!

O cuidado com a natureza

No mercado há mais de vinte anos, Etel Carmona sabe da importância de se trabalhar somente com madeira de boa qualidade e de uma forma que não agrida a natureza, por isso desde 1999 ela está envolvida em projetos sustentáveis com madeira de manejo florestal na região da Amazônia.

Em 2001 a ETEL, foi uma das primeiras empresas fabricantes de móveis do Brasil a conquistar o selo FSC (Forest Stewardship Council), responsável por reconhecer a produção responsável de produtos provenientes da madeira de maneira que não agrida o meio ambiente.

O processo de criação de Etel Carmona

Ao iniciar o trabalho de reparo dos móveis de madeira do seu sitio, Etel Carmona se apaixonou pelo uso da madeira bruta na fabricação dos móveis pois, segundo ela, esses móveis conseguem criar um sentimento de memória às raízes do autêntico mobiliário brasileiro.

Pensando na raiz do mobiliário de madeira brasileiro, Etel Carmona resgatou as técnicas clássicas para a produção desses itens, deixando em evidência os encaixes, malhetes e os pequenos detalhes encontrados em cada peça produzida.

Nas coleções lançadas através de sua marca é possível perceber que Etel Carmona é grande apreciadora dos diferentes tons naturais da madeira e que sempre que possível, com a criação de pequenos detalhes na peça ela consegue destacar ainda mais a matéria-prima usada.

Etel Carmona na decoração

Por desenvolver móveis somente em madeira, ao optar pelo uso das criações de Etel Carmona na decoração é importante ter em mente que a peça na maioria das vezes será um destaque em meio ao cômodo.

Os móveis desenvolvidos por Etel Carmona podem ser facilmente usados em ambientes com decoração moderna e rústica, por exemplo. Se o seu desejo for a criação de um ambiente imponente e mais sério, o uso somente de móveis de madeira é recomendado.

Para a sala de estar é recomendado o uso de uma mesa de centro em madeira bruta e de poltronas com pés torneados, para dar um ar rústico ao ambiente. Para dar um destaque maior a seus adornos e vasos, o uso de uma mesa lateral também é altamente recomendado.

Na sala de jantar, a combinação: mesa de jantar, cadeiras e aparador é ideal para dar destaque ao cômodo e garantir que suas refeições serão feitas com tranquilidade e em grande estilo. Móveis de madeira acabam chamando bastante atenção quando usados no cômodo, por isso recomendamos que os tons usados no cômodo sejam mais suaves.

Em áreas externas pode-se optar pelo uso de bancos de madeira e de pufes fabricados por Etel Carmona, que auxiliarão em um maior destaque de seu jardim ou área da piscina.

Acompanhe as dicas do Westwing e inspire-se conosco. Use das peças da incrível designer Etel Carmona e transforme a decoração do seu lar!

Próximas campanhas