Estilo Romântico

Estilo Romântico

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstilo Romântico

Composto por flores, marcado pelo tom delicado que apresenta e pelo visual feminino que deixa no ar. A primeira vista é essa a imagem que o estilo romântico passa aos olhos de quem o vê. Porém, ele é mais do que isso. Quando bem projetado pode agradar ambos os gêneros e não apenas as mulheres. Assim como qualquer estilo, para criar uma composição romântica no seu espaço é preciso seguir alguns passos, adotar materiais e peças chaves.

Muitos entendem que o estilo romântico está intimamente ligado ao uso de tons claros na decoração. De fato, a tendência clássica romântica é sim caracterizada pelas cores mais pálidas, no entanto, a vertente contemporânea do romantismo adota, investe e aposta nas colorações fortes, marcantes e mais vivas para a decoração de interiores. Independente de qual linha você prefira, o Westwing reúne ideias para todos os gostos! Navegue com a gente e saiba mais!

Estilo Romântico Clássico x Contemporâneo

O estilo romântico valoriza aspectos do passado. Os móveis ligados ao romantismo clássico se caracterizam pelo design provençal que apresentam, ou seja, eles possuem um visual que remete aos artigos mais nobres, porém, são feitos de maneira mais simples. Em geral, contam com tonalidades mais brandas, claras e cleans, como por exemplo, branco, bege e azul claro. Na vertente contemporânea os móveis para a composição do ambiente são provençais ou vintage (antigos) mais adotam cores e designs fortes e marcantes. Essa mesma premissa é válida para a seleção de adornos e a tintura das paredes no estilo romântico contemporâneo como um todo.

Quarto Estilo Romântico

Flores no Estilo Romântico

Independente de clássica ou contemporânea, o estilo romântico de decoração adota muitas flores. As estampas florais podem ser usadas senão no papel de parede, nas cortinas do ambiente ou até nas almofadas dos estofados e cama. Uma sugestão válida é combinar a tonalidade das flores com demais peças que estão espalhadas pelo cenário. Por exemplo, se usar uma cortina com flores amarelas, espalhe adornos da mesma cor pelo espaço para fortalecer o estilo romântico.

Estilo Romântico para Cada Ambiente

Se na sala de estar e nos dormitórios pode-se apostar em papéis de parede para levar um estilo romântico ao ambiente, os espelhos com molduras clássicas levarão esse toque para a cozinha, banheiro e corredores. Na sala de jantar a dica é apostar na instalação de um lustre feito de cristais ou até com estrutura em ferro para reforçar o estilo romântico. As peças que vão à mesa também podem ser usadas para evidenciar a temática romântica do ambiente. Por exemplo, optar por um conjunto de pratos com estampas mais delicadas, é uma das alternativa para demonstrar o estilo romântico no ambiente.

Sala Estilo Romântico

Sala Estilo Romântico

Simplicidade, conforto e atenção aos mínimos detalhes. É a partir deste princípio que podemos dar início à decoração de uma sala estilo romântico. Isso porque esta abordagem tem como principal atributo a criação de espaços acolhedores, onde se queira passar boa parte do tempo.

Os tons pastel e clarinhos são sinais bastante característicos da sala estilo romântico. Deles, fazem parte cores como rosa, azul e amarelo bebê; verde menta; branco; pérola; creme; pêssego; e salmão. Já para as estampas, flores de todos os tamanhos e tonalidades são as mais indicadas, além de listras, adamascados, xadrez, pássaros e poás.

Saber dar o toque certo às mobílias de uma sala estilo romântico também é um passo importante na conquista do tema. Além de contarem com as cores e padronagens próprias do estilo – especialmente a branca –, precisam, de preferência, ter ferro ou madeira em sua estrutura. Poltronas, cadeiras, sofás e pufes com estofado macio, acabamento pátina e/ou tecido de algodão são ótimas sugestões à sala estilo romântico.

O Estilo Romântico em Decorações Especiais

Como delicadeza caracteriza bastante a decoração romântica, nada melhor do que a flor para registrar essa marca no estilo romântico. Exatamente por isso os motivos florais são itens essenciais em qualquer composição que queira causar uma sensação poética e amorosa. Uma sugestão interessante é trabalhar com as flores da estação do ano em que estiver para decorar o seu espaço.

No verão, de acordo com especialistas no assunto, o período dispõe de uma grande diversidade de flores. Na estação algumas das alternativas bastante encontradas são: rosas, magnólias, orquídeas brancas, flores tropicais, lírios, bromélia e angélicas. Devido a essa variedade da época as decorações de estilo romântico ficam bem coloridas. Na primavera, por sua vez, girassol, crisântemo, margarida, jasmim, frésia, violeta são algumas das opções que ganham espaço nas prateleiras das floriculturas.

O outono traz à tona as flores de tonalidades mais puxadas para o vermelho, laranja e cobre. Alguns dos exemplos são: papoula, íris, camélias, azaléias, gérbera e tulipas. Já no inverno são típicos os tipos petúnia, açucena, íris, angélica, frésia e anêmona. Se a decoração for para um evento que ocorre à noite, além das flores, recorra às velas, artigos que levarão ainda mais romantismo com um mix de aconchego e estilo a composição do espaço.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas