Estilo Oriental

Estilo Oriental

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstilo Oriental

O estilo oriental caiu no gosto do brasileiro. É cada vez mais comum vermos casas decoradas com adornos e composições que remetem ao Oriente e sua cultura. E engana-se quem pensa que o estilo oriental se limita apenas ao estilo japonês ou chinês. Índia, Egito, Turquia, Malásia e Tailândia são alguns dos países que possuem grande influência no cenário decorativo oriental, que consegue mesclar beleza, tranquilidade e praticidade.

O segredo para o estilo oriental está na beleza da composição minimalista. Exageros aqui não são bem-vindos. O estilo oriental precisa ser composto por formas harmônicas e equilibradas, sem perder a elegância e o encanto. Dessa forma, ele proporciona a sensação de tranquilidade e paz aos ambientes. Interessou-se pelo estilo oriental? O Westwing separou diversas dicas para te ajudar nesse tipo de composição e levar um pouquinho da cultura do Oriente para sua casa.

A importância do chá no estilo oriental

O chá é um elemento que faz parte da cultura oriental há séculos. Ele está presente em diversos momentos do dia, principalmente após as refeições. Que tal levar essa tradição para dentro da sua casa e da sua rotina? Dedique um espaço da sua sala de jantar ou sala de estar para uma bandeja de bambu e xícaras de porcelana ou cerâmica e componha um belo conjunto de chá.

Os biombos na decoração oriental

Os biombos são uma peça típica do estilo oriental. Eles são ideais para criar divisórias entre ambientes integrados e também para dar privacidade a um determinado espaço que pode ser usado, por exemplo, para a troca de roupas em um quarto. Além disso, os biombos são fáceis de remover, o que possibilita sua troca de posição e, consequentemente, uma decoração sempre renovada.
Os biombos orientais são, normalmente, feitos de materiais naturais, sendo o bambu a mais comum. Além do mais, eles podem vir com desenhos de pequenas flores delicadas, borboletas ou até de gueixas.

Cama futon

Outro detalhe que não pode passar batido no estilo oriental é o da cama baixa, quase ao nível do chão. O modelo de cama futon é bastante indicado para esse tipo de uso. Ele é um modelo de colchão confeccionado com diversas camadas de algodão e colocado sobre um tatame de madeira. Apesar de parecer simples, a cama futon é bastante elegante e dá suporte firme ao corpo.
Para complementar ainda mais o estilo oriental da sua cama futon, invista em tecidos leves e delicados na roupa de cama, como algodão ou seda.

Decoração oriental e cerejeiras

Você já deve ter notado que no estilo oriental sempre há uma peça com o desenho da árvore ou flor de cerejeira. Ela é um grande símbolo do continente asiático e é repleta de simbolismos, pois dizem que ela representa a renovação da vida, o amor e a felicidade.

Uma boa opção para incluir a cerejeira no estilo oriental da sua casa é aplicar papel ou adesivos de parede que contenham o desenho dessa delicada planta, transmitindo ao ambiente uma atmosfera de tranquilidade e serenidade.

O simbolismo do elefante

O elefante na cultura oriental é visto como um animal sagrado, principalmente pelos hindus. Ele, além de ser considerado o símbolo da estabilidade, é também relacionado à sabedoria e persistência. Além disso, o elefante está conectado com a imagem do Ganesha, o deus hindu que tem a cabeça desse animal em seu corpo, apontado como a divindade da sabedoria, equilíbrio, inteligência e da superação de obstáculos.

Portanto, para compor o estilo oriental e atrair todas essas qualidades e boas energias para os ambientes da sua casa, invista em adereços que trazem o elefante indiano como figura principal. Ele pode ser colocado, por exemplo, sobre estantes e aparadores.

Próximas campanhas