Estilo Moderno

Estilo Moderno

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstilo Moderno

O estilo moderno (ou modernista) refere-se a uma tendência única na arte e na arquitetura que se desenvolveu na primeira metade do século XX. E, ao contrário do que muitos pensam, o estilo moderno não precisa ser composto apenas por objetos e móveis com design futurista. Algumas de suas principais características são a simplicidade e praticidade, oferecendo uma atmosfera clean aos ambientes.

Criado como um contraponto para a pesada ornamentação típica do século XIX, o estilo moderno tem como lema a frase "a forma segue a função", pronunciada pelo famoso arquiteto norte-americano Louis Sullivan. No interior do estilo moderno, funcionalidade é um princípio primordial e praticamente não há espaço para acessórios decorativos em excesso. Veja as dicas do Westwing para decorar sua casa com muita personalidade e com tudo o que há de melhor no estilo moderno.

Como Criar uma “Máquina de Morar”

Um dos mais renomados arquitetos e designers do estilo moderno, Le Corbusier, disse certa vez que “a casa é uma máquina de morar“. Nessa declaração, ele expressava seu fascínio modernista com a tecnologia e a busca pelo máximo de funcionalidade.

Seguindo algumas dicas, você pode facilmente criar a sua própria “máquina de morar” no estilo moderno:

Linhas retas, paralelas ou perpendiculares podem ser usadas como motivos decorativos, além de também servirem como base para a organização do espaço – posicionando os móveis ao longo de uma linha imaginária, você conseguirá criar uma impressão de ordem geométrica e harmonia do estilo moderno.

O minimalismo moderno serve principalmente para se livrar da ornamentação e acessórios de decoração em excesso. Para um projeto modernista, encaixam-se muito bem armários e prateleiras embutidas na parede, o que lhe permitirá esconder bugigangas e miudezas desnecessárias de acordo com o novo visual da casa.

O aço inoxidável cromado é o material preferido dos designers modernos. Mesas de jantar e mesas de centro com pernas de aço inoxidável, cadeiras, poltronas e sofás com estrutura e pés cromados são imediatamente associadas com o estilo moderno frugal de Bauhaus. Para finalizar a decoração, complete com móveis que utilizem como material em sua composição o vidro, madeira laqueada e couro.

As cores dominantes em um ambiente de estilo moderno são, principalmente,o preto e o branco, além de vários tons de cinza, marrom e bege. As cores devem ser escolhidas de acordo com seus usos pontuais em contraponto com as cores primárias – amarelo, vermelho ou azul.

O espaço desempenha um papel importante nos arranjos em estilo moderno. Uma sala de estar combinada com sala de jantar e cozinha é uma opção perfeita. Em grandes cômodos, no entanto, devemos sempre limitar a quantidade de móveis, de modo a deixar o máximo de espaço livre.

Estilo Moderno

Estilo Moderno Entra na Contemporaneidade

Os arquitetos e designers que contribuíram para o estilo moderno, deixaram para trás muitos projetos memoráveis e que hoje são muito populares. Eles são minimalistas, práticos e ajustáveis não apenas para a decoração no estilo moderno, mas também se encaixam perfeitamente em combinações com o estilo escandinavo, industrial ou vintage.

A cadeira do casal Eames, chamada de EPC-Eames Plastic Chair, projetada na década de 1950, hoje é encontrada em muitas salas de jantar. Ela consiste de um assento de plástico com contornos e pés em madeira ou cromados. Com a capacidade de qualquer cadeira correspondente e disponível em diversas cores, a EPC pode ser facilmente adaptada para o estilo individual de cada tipo decoração. A poltrona “Grand Confort”, projetada por Le Corbusier em 1928, é uma peça atemporal – Steve Jobs apresentou ao mundo o icônico iPad sentado em uma cadeira feita e projetada pelo famoso precursor do modernismo. Esta poltrona é composta de uma estrutura externa de aço cromado e almofadas de couro confortáveis.

 A luminária de piso “Arco” foi projetado em 1962 por Achille e Pier Giacomo Castiglionich. É uma impressionante combinação de simplicidade para pendurar lâmpadas– ela consiste em uma base de mármore, um arco longo cromado e lustre simples. Réplicas das lâmpadas originais e modelos inspirados nas mesmas desfrutam de grande popularidade até os dias atuais – as versões mais contemporâneas, no entanto, são geralmente desprovidas da base de mármore.~

“Detalhe não são detalhes. Eles fazem o produto”- as palavras do famoso designer modernista Charles Eames enfatizam o quanto os detalhes no design são importantes para o estilo moderno. Em um ambiente decorado em estilo moderno, nada pode parecer “desleixado”. Ele deve ser minimalista, com móveis simples que devem ter um acabamento perfeito e serem da mais alta qualidade, caso contrário, o ambiente não será funcional. Ao organizar um interior no estilo moderno, lembre-se que ele deve ser principalmente prático e todos os detalhes devem ser adaptados às necessidades individuais de quem vai ocupar e utilizar o espaço.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas