Estilo Japonês

Estilo Japonês

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstilo Japonês

Todo mundo já teve a oportunidade de se encantar com um cômodo, jardim ou casa em estilo japonês. Minimalista e zen como a moda e a cultura japonesa como um todo, o milenar estilo japonês conquistou adeptos  nos quatro cantos do planeta

Você não precisa ter nascido no Japão para desfrutar da beleza minimalista de uma decoração em estilo japonês. Inspire-se agora mesmo com os objetos de decoração em estilo japonês disponíveis no WESTWING.

O estilo japonês está em alta tanto na arquitetura quanto na decoração. Simples, minimalista e funcional, a decoração em estilo japonês é inspirada e totalmente integrada à cultura milenar e histórica do país de onde se origina. Enquanto tendência, o estilo japonês transpassou as fronteiras do oriente, influenciando designers e arquitetos de todo mundo e dialogando de perto com outros estilos, como o escandinavo.

Engana-se quem pensa o estilo japonês como um estilo estático, como as cenas de um filme oriental antigo. Apesar de milenar, o estilo japonês não para de se reinventar, atualizar e modernizar. Na verdade, um dos princípios fundamentais do estilo japonês é a total harmonia entre a vida moderna e os princípios da filosofia tradicional.

Estilo japonês na modernidade – Nendo e seus princípios básicos

Ao se falar em estilo japonês, é fundamental ter em mente a complexidade e amplitude da cultura japonesa como um todo. Em se tratando da modernidade, uma escola em particular vem causando um imenso impacto no mundo da arquitetura e da decoração transformando-se praticamente em um sinônimo do estilo japonês moderno.

A filosofia Nendo foi criada pelo jovem designer japonês Oki Sato em 2002. Aos 24 anos de idade, Sato fundou seu estúdio próprio, o Nendo. Um dos estilos japoneses mais aclamados da atualidade, o Nendo tem como filisofia a celebração dos pequenos momentos da vida diária através da resignificação da relação entre as pessoas e os objetos que fazem parte do seu cotidiano.

O estilo japonês Nendo reinventa o minimalismo característico dos países escandinavos adicionando-lhe um toque futurista , típico da decoração japonesa moderna. O Nendo é norteado pelos princípios de elegância, funcionalidade e tridimensionalidade, numa referência direta ao origami.Apesar de riquíssimo enquando estilo, o Nendo pode ser descrito através de alguns princípio básicos.

Estilo Japonês

Cinco princípios básicos do estilo japonês moderno:

  1. Kanketsu ou simplicidade. O bom design cria um produto simples, despojado de adornos desnecessários, discreto.
  2. Iki. No estilo japonês iki representa a sobriedade, elegância e requinte sem destaque excessivo.
  3. Mono no aware ou “empatia para com as coisas”. Trata da importância de transferir sensibilidade humana as coisas e objetos para que esses influenciem nossas emoções.
  4. Wabi-sabi  ou a beleza da imperfeição. Derivado do conceito de impermanência e da passagem do tempo, o desgaste coisas produz harmonia e melancolia. No estilo japonês Wabi Sabi é o uso da natureza como fonte de inspiração, o uso de materiais naturais como madeira, e a recriação de formas suaves e orgânicas.
  5. Ma é o vácuo ou o ar que dá o seu próprio peso e espaço para as coisas. Pode ser resumido através do famoso princípio menos é mais.

Dicas de decoração  no estilo japonês

Você não precisa ter crescido rodeado pela antiga cultura japonesa para  se apaixonar  por esse estilo profundamente enraizado na história.

Decorar sua casa ou cômodo no estilo japonês não precisa ser complicado. Para dar ao seu ambiente o design limpo, simples e minimalista do estilo japonês, basta ter em mente os princípios básicos do estilo japonês na modernidade e seguir algumas dicas:

  1. Abuse dos elementos naturais como pedra, madeira e metal
  2. Invista no seu jardim. Um jardim de hortaliças simples e flores orientais ajudará a imprimir um pouco do estilo japonês na sua casa.
  3. Iluminação natural é tudo no estilo japonês. Permita que a luz natural entre nos ambientes. Se necessário, instale espelhos nos pontos mais escuros da casa.
  4. Caso você tenha espaço e orçamente disponível, a banheira japonesa ou ofurô é uma excelente opção para quem quer decorar seu ambiente em estilo japonês.
  5. Portas de correr são a cara do estilo japonês. Práticas e funcionais essas portas tem a vantagem de ocupar o mínimo de espaço na casa.

Próximas campanhas