Estilo Escandinavo

Estilo Escandinavo

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstilo Escandinavo

Ao olhar para fotos de ambientes decorados no estilo escandinavo, é bem provável que você pense que elas saíram fresquinhas da capa de uma grande revista e sinta vontade de se mudar para dentro das imagens. Uma mistura do moderno e do tradicional, esse estilo de decoração de interiores surgiu ainda no início do século XX, influenciado pelas ilustrações de Carl Larsson, um artista sueco.

Apesar de ter surgido no início do século XX, o estilo escandinavo carrega um ar contemporâneo e está em alta nos dias de hoje. O segredo? Ser básico e aconchegante ao mesmo tempo. Basta uma base de cores neutras, principalmente o branco, salpicada com tons vivos em alguns objetos e elementos levemente envelhecidos. Curioso para saber mais sobre a história e o jeito de decorar com o estilo escandinavo? Para te ajudar e te dar inspiração, o Westwing traz esse guia. Confira!

Quem foi o Responsável pelo Estilo Escandinavo?

Carl Larsson nasceu no dia 28 de maio de 1853 em Estocolmo e sua veia artística apareceu cedo. Aos 13 anos, um de seus professores conseguiu persuadi-lo a se inscrever para uma vaga na Principskolan, uma instituição preparatória para a Academia de Artes.

Quando saiu da Academia de Artes, Carl trabalhou ilustrando livros, revistas e jornais. Além disso, passou alguns anos em Paris tentando se estabelecer como artista. Sua vida mudou no ano de 1882, quando conheceu Karin Bergöö em uma colônia de artistas escandinavos na cidade de Grez e decidiu trocar a pintura a óleo pela aquarela.

Karin e Carl casaram em 1883. Logo, entre os modelos favoritos das aquarelas de Carl, estavam sua família e a casa que ganharam do pai de Karin na cidade de Sundborn, chamada Lilla Hyttnäs.

A residência acabou virando um projeto mútuo dos dois e referência do estilo escandinavo. Nela, Karin, que também era artista, desenvolveu suas habilidades naturais como design de interiores de um jeito muito pessoal e moderno. As pinturas e os livros de Carl retratando o cotidiano da família no ambiente iluminado e vivo da casa fizeram com que a residência virasse um dos lares de artistas mais famosos do mundo, lugar onde o estilo escandinavo sempre marcou presença.

Estilo Escandinavo

Lilla Hyttnäs: Inspiração do Estilo Escandinavo

Ainda hoje a casa de Carl e Karin, um símbolo do estilo escandinavo, está aberta para visitações – e ela mudou muito pouco do que se pode ver nas imagens pintadas pelo artista. Era um lugar arejado, em que as cores dos objetos de decoração combinavam com os móveis de madeira e onde é possível captar em todos os detalhes os traços da vida da família – como em tapetes amassados ou no rolo de lã do tricô em cima de uma mesa, exatamente as características que hoje vemos no estilo escandinavo. O casal de artistas estava mesmo à frente de seu tempo.

No estilo escandinavo, assim como na residência Lilla Hyttnäs, faz-se questão de que a casa não pareça um ambiente rígido, formal ou impecável. É um espaço para se viver – e deve demonstrar isso. Nos ambientes claros e iluminados, quem se sobressai é o par conforto e simplicidade. Além disso, tudo na casa de estilo escandinavo demonstra a personalidade e a rotina dos moradores: os quadros, os tapetes, os livros ou mesmo os sapatos jogados pelo chão.

O Estilo Escandinavo na Decoração

Para aplicar o estilo escandinavo na decoração basta se guiar pela própria definição da tendência: misturar o moderno com o tradicional. Uma boa maneira para fazer isso é investir nas tonalidades claras para compor o visual dos ambientes que irá decorar. Cores como branco, cinza e bege são ótimas para servir como “pano de fundo” na decoração de estilo escandinavo.

A presença da madeira, para remeter a conforto e ao toque tradicional, é outra boa indicação para aplicar a tendência no décor. Dessa forma, o material pode aparecer nos pisos do lar de estilo escandinavo ou nos móveis usados para a ambientação. Mesas, estantes, sofás e demais artigos como, por exemplo, cadeiras, são perfeitos para isso.

Para saber mais sobre maneiras de decorar, continue acompanhando as dicas do Westwing!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

No mercado de casa e decoração, o Westwing se destaca como o maior e-commerce do Brasil especializado em artigos para o lar. Os artigos e campanhas disponibilizados aqui para os clientes cadastrados tem como foco tornar cada casa, ambiente e espaço o mais agradável e confortável possível. A missão do Westwing é, portanto, levar sofisticação, harmonia e peças de qualidade para todos os consumidores do Brasil. Tudo isso até 70% off e em 6x sem juros! Faça parte deste clube de compras e comece agora a transformação do seu décor! Cadastre-se conosco, confira ofertas e inspire-se com as dicas de decoração apresentadas todos os dias no nosso site! Aproveite!

Próximas campanhas