Estilo Eclético

Estilo Eclético

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstilo Eclético

Abaixo os padrões, regras e expectativas. A palavra de ordem é permitir-se. O estilo eclético dá liberdade para misturar e combinar elementos de diferentes tendências. A decoração eclética reúne o antigo e o novo, o Oriente e o Ocidente, o luxo e a simplicidade, convidando você a ambientar o seu espaço com objetos, achados e histórias únicas. Deixe-se envolver pelo estilo eclético e faça do seu espaço a sua narrativa pessoal.

Procurando inspiração para decorar a sua casa, mas em dúvida sobre qual estilo escolher? Perdido com as inúmeras possibilidades? Boho, moderno, clássico, rústico, romântico... Que tal experimentar todos juntos ou um pouco de cada um? Assim é o estilo eclético. Poltronas, mesas, baús, armários e mais mil e uma histórias, ideias e dicas para você decorar a sua casa. Garimpe histórias e encontre inspiração para personalizar o seu espaço com o Westwing.

Estilo Eclético na Decoração

Sabe aquela vontade de comprar uma mesa ou poltrona que não combina em nada com o sofá ou com o resto da decoração da sala “somente” porque você se encantou pelo produto? Se a sua reação em uma situação desse tipo é comprar a mesa e ser feliz, há grandes chances de você ser uma pessoa de estilo eclético.

Muito discutido no mundo das artes e da filosofia, o ecletismo tem uma vasta história documentada enquanto movimento arquitetônico baseado na revisão e apropriação de elementos de diversos estilos. Essa tendência tem ganhando cada vez mais espaço no universo da decoração.

No estilo eclético, a rigidez da ambientação pré-determinada de acordo com regras sociais vigentes cede lugar à personalização dos interiores. Os objetos que compõem os ambientes ecléticos são escolhidos através de uma avaliação individual baseada em critérios subjetivos, pessoais. No entanto, engana-se quem pensa que ecletismo significa apenas uma grande mistura de elementos.

Para começar, é bom ter bem claro que decorar um espaço de uma maneira eclética não significa exibir e organizar uma mistura aleatória de objetos decorativos em sua casa. Na verdade, a decoração eclética também é dotada de uma boa dose de complexidade e profundidade enquanto estilo. É preciso esforço intelectutal para encontrar e trabalhar a harmonia para combinar elementos totalmente diferentes – esse é realmente o ponto crucial do ecletismo. Afinal, aspectos como harmoniafuncionalidade e beleza estética são importantes para qualquer estilo de decoração.

Portanto, sim, a decoração eclética também tem seus fundamentos e princípios.

Princípios do Estilo Eclético

Se o seu objetivo é aplicar uma decoração eclética ou explorar elementos do estilo eclético na sua casa ou cômodo sem transformá-lo em um depósito de objetos aleatórios, é fundamental conhecer alguns dos princípios norteadores do ecleticismo.

Conhecer alguns dos principais fundamentos do estilo eclético te ajudará a decorar com harmonia e liberdade.

Assumindos riscos. Um dos princípios fundamentais do estilo eclético é arriscar reunir em um mesmo espaço elementos de distintos. O adepto do ecletismo não tem  medo de parecer fora do padrão ou da moda. Afinal, ecleticismo é a liberdade de experimentar com cores, formas e tudo o mais.

Fator surpresa. O elemento surpresa é outro aspecto essencial no ecletismo – muitas vezes é justamente o efeito supresa que faz um ambiente eclético parecer coeso. A cor é uma grande aliada quando o objetivo é explorar o fator surpresa na decoração eclética. Uma parede marrom pode conferir a harmonia necessária entre o seu quarto rústico e o sofá terracota moderno que você acaba de instalar no cômodo, entende?

Personalização. O adepto do estilo eclético está sempre garimpando histórias para decorar o seu espaço. Objetos genéricos ou totalmente inusitados como um espelho quebrado se transformam em peças únicas nas casas de estilo eclético. Cada elemento escolhido para compor o ambiente vira um personagem nesse surpreendente roteiro pessoal. E então? Pronto para começar o seu?

Ideias para Aplicar o Estilo Eclético

Misturar estampas, cores e ilustrações é um dos caminhos para aplicar o estilo eclético no Brasil e no mundo. Dessa forma, que tal investir em uma série de capas de almofadas, todas coloridas, de estilos e padrões diversos para incrementar o visual do seu sofá?

Mesclar tapetes na sala de estar, com estampas diferentes, mas que oferecem uma harmonia visual para o ambiente também é boa maneira de aplicar o estilo eclético no lar.
As cortinas, por sua vez, dão charme e toque especial ao lar. No estilo eclético elas também ajudam a reforçar um pouco mais da tendência no seu décor. Invista nessas peças e transforme o seu lar!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas