Estilo Cottage Provençal

Estilo Cottage Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstilo Cottage Provençal

O estilo Cottage Provençal está entre uma decoração de estilo puramente Cottage e elementos do estilo Provençal. Logo, estilo Cottage Provençal precisa de certa sutileza – essa que é muito importante para dar um clima Cottage, aquele ar de campo, onde o tempo passa desacelerado e tudo parece ter mais sabor – ao mesmo tempo em que são necessários elementos que façam referências a tempos passados. Assim, as cores claras devem coexistir com mais suavidade ainda neste estilo.

Para conhecer, portanto, com autoridade e confiança o estilo Cottage Provençal, o Westwing preparou dicas indispensáveis e interessantes para que a inspiração faça parte do lar o qual se pretende aplicar um projeto de decoração deste tipo – que esteja no limiar entre o Cottage e o Provençal. Logo, apesar do Provençal parecer ser um estilo mais próximo da feminilidade das mulheres, obviamente deve agradar ambos os sexos, justamente porque é pautado em ideias como delicadeza e leveza.

Compreender o estilo Cottage Provençal em sua totalidade e plenitude requer dois passos para trás, mas bastante rápidos: o primeiro deles é lembrar-se do que se trata o estilo Cottage para, em seguida, dar uma segunda passada rumo ao rememorar do estilo Provençal. A partir do momento que se entende a proposta de cada um, as particularidades e o que possivelmente há aproximando-os, ficará mais fácil entender o estilo Cottage Provençal.

Estilo Cottage Provençal

Estilo Cottage Provençal – O Que é o Cottage?

Pode também ser citado por aí como Estilo Chalé, por exemplo. No geral, costumam atribuí-lo ao feminino por suas características as quais trazem elementos motivos florais, cores pastéis e assim transmitem algo de acolhedor, de constância, um aconchego que penetra fundo, seja qual for seu humor no momento. A toalha de mesa florida, o jogo de chá em tons clarinhos, os arranjos de flores variadas sobre a mesa de detalhes mais sóbrios… Este é o clima que o estilo Cottage passa – que consequentemente o estilo Cottage Provençal vai herdar.
Não necessariamente o Cottage (ou até o estilo Cottage Provençal) precisa ser pautado na cor branca, porém é bastante comum esta escolha. Outras cores em tons pastéis são bastante utilizadas para conferir a impressão de passagem do tempo, uma espécie de saudosismo gostoso de saborear! Assim são utilizadas cortinas, colchas, detalhes em crochê, louças floridas, almofadas e outros móveis ideais para nos integrar ao ambiente. Linhas retas são pouco utilizadas, então aproveite aquela peça que tem fluidez nas formas arredondadas e aspecto meio rústico, por exemplo.

Estilo Cottage Provençal – E O Que é o Provençal?

Já para falar do Provençal (ou French), não estamos falando de um estilo atrelado ao que as pessoas erroneamente têm como feminilidade, mas sim de uma mistura dos móveis clássicos regentes com alguns mais desgastados ou rústicos. Este estilo Provençal nos transporta à contemporaneidade da vida rural no sul da França, das casas de campo em meio aos vinhedos e campos. As paredes, neste estilo, podem ser desgastadas, de pedra ou outras formas. Os móveis são mais pesados visualmente falando, feitos em madeira. Os lustres são geralmente feitos em ferro (como também podem ser no estilo Cottage Provençal), assim como algumas partes do mobiliário também podem deste jeito ser – mas para a parte externa, como jardim, varanda, alpendre, etc.
As cores não são exatamente desgastadas ou em tons pastéis. Os franceses da época usavam todo o espectro de cores na decoração, com certa predominância do amarelo ouro (ou envelhecido também vale), tons avermelhados, azul cobalto, verdes diversos e os tons dos diversos tipos de madeiras que compunham os móveis. Deste modo, portanto, as cores aparecem no estilo Provençal.

O Estilo Cottage Provençal – Particularidades

Pensando nos dois estilos apresentados e imaginando diversos tipos de contraposições, chegamos – ainda que mentalmente – no estilo Cottage Provençal. A partir da sua inspiração, as possibilidades são multiplicadas, já que você pode fazer diversos tipos de combinações e chegar a um consenso interessante na composição decorativa de estilo Cottage Provençal.
Experimente combinar os detalhes em crochê nas almofadas com paredes em desgaste, os tons pastéis com taças de cristal (ou vidro) bem rústicas e pesadas, ou mesmo o mobiliário de ferro no jardim com outros que façam curvaturas delicadas em tons sóbrios. Para dentro, use sua inspiração e junte enfeites em porcelana e cristal com outras peças marcadas pelo tempo. Isso é o estilo Cottage Provençal!

Próximas campanhas