Estilo Colonial

Estilo Colonial

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstilo Colonial

Conforto e elegância são as palavras que regem o estilo colonial. Essa tendência presente na decoração até os dias de hoje surgiu com a junção dos estrangeiros com nativos, ao colonizar o Brasil. Como os europeus não abriam mão do conforto e sofisticação, as colônias carregaram essa premissa, que junto aos materiais nacionais e móveis rústicos tornaram o estilo colonial como conhecemos hoje. A madeira, o tecido e a cerâmica tornam a decoração dos ambientes num espaço único.

Se você procura ideias para deixar a casa sofisticada e aconchegante essa é uma boa pedida. O Westwing te mostra ótimas dicas para utilizar o estilo colonial nos ambientes internos e externos da casa. Sempre em sintonia com as principais tendências do momento, buscamos produtos renomados e cheios de refino para transformar a sua casa numa verdadeira experiência de decoração. Confira nossas dicas e aproveite os descontos de até 70%!

Leve a sofisticação europeia para casa com o estilo colonial

Fazer a releitura de uma casa de fazenda é muito simples, além de oferecer um resultado aconchegante que, se misturado com o mobiliário atual pode transformar o estilo colonial em algo moderno e com ainda mais personalidade. No caso do estilo colonial europeu, os materiais mais indicados para criar a sua decoração são os de madeira e de junco, com cores frias para ambientar os espaços – deixando tudo mais fresquinho, para fugir do clima tropical brasileiro.

Outro fator muito presente no estilo colonial é a simplicidade na hora de decorar: se você procura uma decoração cheia de móveis e detalhes – esqueça. O estilo colonial se baseia na frase menos é mais . Pouca mobília, mas muito bem elaborada e pensada para aquele tipo de ambiente, fazem um efeito decorativo muito mais eficaz do que diversos elementos dispersando a atenção de quem adentra o cômodo.

Estilo Colonial

Como usar a decoração no estilo colonial dentro de casa

Se você deseja aplicar o estilo colonial na sua casa, comece com a pintura nas paredes. As casas da colônia possuíam grandes janelas que permitiam a entrada da luz, refletindo por todo o ambiente. Como em diversas localizações as janelas já não são tão grandes assim é necessário pensar numa solução para que os ambientes fiquem 100% iluminados. Para isso, vale investir em cortinas finas e claras, bem como a pintura das paredes. Mas se a intenção é fugir do branco, dá para investir em tons pastéis e nas cores azul e verde frios.

A madeira é um material muito característico do estilo colonial. Invista num piso com madeira escura, que permite um contraste interessante com a parede, além de imprimir sofisticação e elegância aos cômodos da casa. Assim como o piso, os móveis também devem ser de madeira – de preferência a escura. Para dar um ar alegre, vale optar por poltronas com assento revestido de tecido, com estampas listradas ou florais – mas nada de cores vibrantes: tudo neutro e de cores claras.

As luminárias podem ser feitas tanto de madeira como de fibras naturais, reforçando a utilização do artesanato nacional dentro de casa. No quarto e banheiro, vale investir em cestos de vime e vasos de flores para trazer a natureza para mais perto de você.

Que tal trazer um ar de modernidade ao estilo colonial? Dá para fazer isso usando objetos atuais, como luminárias cromadas, armários que usem tanto madeira como aço – e até usar um tapete com cores mais fortes para equilibrar a sobriedade do estilo colonial. O que vale é que você se identifique com o ambiente e se sinta confortável de estar ali.

Próximas campanhas