Esteira de Sushi

Esteira de Sushi

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEsteira de Sushi

O sushi é um prato da culinária japonesa que ganhou o coração de muitos brasileiros, mas da forma que o conhecemos hoje ele já existe a mais ou menos 200 anos e era vendido como comida rápidade rua. Ele é basicamente composto de peixe cru com um arroz temperado no vinagre, açúcar, sal e por fim, enrolado com o auxílio de uma esteira de sushi em uma camada fina de alga marinha, servido com wasabi, trazendo um toque apimentado.

O sushi pode ser montado de diversas formas e tamanhos, mas o mais tradicional é o enrolado como um tubo. Para preparar não é necessário muitos utensílios, mas como em tudo na cultura oriental cada um tem o seu valor próprio e essencial. Um deles é de extrema importância para fazer um rolinho bem feito, a esteira de sushi ou sudare. O Westwing vai mostrar tudo o que você precisa para montar e usar corretamente a esteira de sushi.

Esteira de Sushi: Para Todos os Gostos

Os principais ingredientes do sushi são peixe cru, arroz e alga marinha. Esses ingredientes possuem uma baixa taxa de gordura e são ricos em proteína e omega 3. Com a sua popularização foram inventados cada vez mais tipos de sushi como recheados com queijos, manga e abacate. Outro acompanhamento essencial para os sushis é o molho de soja, mais conhecido como shoyo que acrescenta um salgadinho realçando o sabor de cada elemento do recheio. O mais tradicional é enrolado com uma esteira de sushi em nori, que são as algas marinhas, e é chamado de makizushi. Outro também muito famoso é o uramaki, sushi enrolado ao contrário com o arroz para fora. Todos eles você pode fazer na sua casa e usando uma única esteira de sushi.

Como Usar uma Esteira de Sushi

Tudo na culinária oriental é bem pensado e organizado. Por isso, é importante ter paciência na hora de montar o seu sushi, pois ele pode não dar certo logo na primeira tentativa, mas com a prática ficará cada vez mais simples de fazer com a ajuda da esteira de sushi.

1- Coloque uma folha de alga com o lado áspero para cima sobre a esteira de sushi.
2- Espalhe uma bola de arroz para sushi em cima da alga. O arroz deve cobrir uniformemente. É importante estar com as mãos molhadas com água para não grudar nas mãos. Não aperte o arroz.
3- Coloque o recheio enfileirado, cada um deve ter o seu lugar.
4- Com o auxílio da esteira de sushi, fica bem mais fácil de garantir que o seu sushi dê certo. Segure a borda da esteira de sushi e levante a alga e dobre sobre o primeiro ingrediente e vá enrolando grudando no arroz. Enrole devagar para garantir que foi feito uniformemente. Aperte a esteira do sushi todo tempo, para garantir que os ingredientes não caiam quando for a hora de cortar os pneuzinhos. Deixe o sushi descansar por 30 segundos.
5- Depois do descanso, corte com uma faca molhada, em fatias de mais ou menos um dedo de espessura.

Para fazer o sushi invertido, com o arroz para fora, é essencial cobrir com filme plástico a esteira de sushi. Isso fará com que o arroz não grude na sua esteira de bambu. Depois é só fazer o sushi começando pela camada de arroz, alga marinha e os ingredientes para o recheio.

Tanto no sushi tradicional como no sushi invertido a esteira de sushi é fundamental para o seu prato ficar homogêneo e com um acabamento digno de chef. Afinal, quem não quer fazer bonito como anfitrião e surpreender os familiares e amigos, não é mesmo? com a esteira de sushi isso é totalmente possível.

Próximas campanhas