Estante Provençal

Estante Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstante Provençal

Charme, delicadeza e muita beleza. O estilo provençal, que teve origem na região da Provença, na França, remete a todo o encanto da vida no campo e tem como inspiração os belos campos de lavanda e girassóis, característicos dessa região. Decorar a casa tendo como base esse estilo é uma mostra de bom gosto e requinte, com a predominância da cor branca e da técnica da pátina, que pode ser encontrada em uma estante provençal.

A estante provençal adorna salas de estar, de jantar, quartos, escritórios e pode ser utilizada até para abrigar lembrancinhas em uma festa, sabia? Com suas rendas e seu estilo inigualável, uma estante provençal pode ajudar a compor um ambiente todo baseado nesse estilo ou apenas pincelar um cômodo que tenha peças mais contemporâneas. Saiba como escolher e utilizar uma estante provençal a seguir, com as dicas do Westwing!

O surgimento do estilo provençal

Antes de surgirem peças como a estante provençal, ou camas, armários e poltronas inspiradas em Provença, foi necessário um longo processo de adaptação do estilo adotado pela burguesia francesa no final nos anos de 1700. Naquela época, os ricos ostentavam lindos móveis de madeira pintados na cor branca, com detalhes dourados, inspirações delicadas e rendadas e os camponeses, na ânsia de terem uma peça semelhante, faziam entalhes de peças mais simples, com madeiras da região, e aplicavam uma pátina em cores claras para camuflar pequenas falhas. Com o passar do tempo, essas peças se desgastavam, a madeira ficava levemente aparente e o que poderia ser feio se tornou, ao longo dos anos, belo e sinônimo de bom gosto e requinte.

A estante provençal de MDF

Uma estante provençal pode ser confeccionada de diversos materiais, porém, atualmente, é muito comum encontramos muitos tipos de estante provençal feitos de MDF, material muito resistente e menos custoso que a madeira. A estante provençal pode ser, inclusive, adquirida em sua forma bruta para que você a pinte da forma que desejar, aplicando técnicas como a pátina para deixar a peça ainda mais charmosa. Um ambiente certamente ganhará uma nova cara com uma estante provençal de MDF!

Compondo um ambiente com a estante provençal

Um cômodo pode conter uma decoração provençal muito delicada e sofisticada ao mesmo tempo e, para isso, investir em uma estante provençal é um dos primeiros passos. Se você estiver decorando uma sala, que tal combinar uma estante provençal para abrigar itens como livros, objetos de decoração, coleções, etc., com um aparador provençal, poltronas provençais, belos vasos de flores e um sofá bem macio? O tapete deve ser suave ao toque e conter cores claras, com inspiração romântica. Nas cortinas, o voil é uma das melhores opções de tecido para um ambiente decorado no estilo provençal.

Estante provençal para lembrancinhas

A estante provençal é um móvel altamente belo e funcional para eventos, sabia? Em um casamento, você pode organizar os bem-casados nela ou, ainda, posicionar as lembrancinhas de uma festa infantil. Uma estante provençal permite que você acomode os mais diversos itens de forma funcional e muito bonita. Vale a pena contar com uma dessas em um evento especial!

Apostar em uma estante provençal é uma aposta de bom gosto e requinte para decorar um cômodo. Avalie o espaço do qual dispõe, os itens que pretende acomodar nela e inspire-se com tanta beleza e sofisticação!

Próximas campanhas