Estante de Madeira

Estante de Madeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstante de Madeira

A organização é o ponto chave para uma casa confortável e funcional. Para aquelas horas em que estamos com pressa ou apenas cansados, a organização faz muita diferença. Quando se sabe onde cada coisa está guardada, fica mais fácil resolver suas contas ou apenas pegar um livro para relaxar. A estante de madeira é uma ótima opção para quem quer uma casa organizada, mas que não abre mão de estilo e conforto. Existem várias opções de modelos no mercado, das mais simples até as mais trabalhadas, podendo se tornar item principal da decoração de uma sala.

Para facilitar na hora de escolher ou de montar a sua própria estante de madeira, o Westwing tem algumas dicas para ter certeza de que a madeira escolhida não irá entortar com o peso dos materiais apoiados, passando pelas melhores opções em questão de beleza, resistência, capacidade de trabalho e estabilidade. Confira!

Tipos de Madeiras para Estante

Uma estante de madeira pode ser feita, basicamente, com qualquer tipo de variação de madeira, mas as mais comuns são com os tipos mais resistentes, que evitam deformações causadas pelo peso dos objetos apoiados. Os melhores tipos de madeira para móveis que terão que aguentar muito peso são: estante de madeira maciça, compensada e de MDF.

Se a intenção é criar uma estante de madeira com design agradável e que se encaixe melhor na decoração da sua casa, os tipos mais usados são as de pinho branco, que é leve e resistente, e o carvalho vermelho, que deve ter sido tratado e preparado adequadamente para a construção de estantes, pois a madeira vermelha comum se deforma facilmente. Outra opção é o bordo macio, de cor cinza e com grãos retos. A aparência dessa estante de madeira fica moderna e simples para ser usada na sala ou no escritório para guardar livros, pois aguenta bastante peso. O choupo é uma madeira de cor clara de textura uniforme e perfeita para a construção de estantes.

Estante de Madeira

Estante de Madeira Maciça

De uma coisa você pode ter certeza: uma estante de madeira maciça é um móvel para toda a vida, pois sua qualidade e durabilidade são muito altas. Sua beleza encanta qualquer ambiente, deixando-o mais aconchegante e gostoso. Um benefício da estante de madeira maciça é que ela regulará a umidade do cômodo, pois ela absorve seu excesso ou o libera no ambiente quando ele estiver muito seco.

Como Escolher a Estante de Madeira Maciça

Ao se deparar com diversos tipos de estante de madeira maciça você pode ficar na dúvida sobre qual escolher, mas, diante dessa situação, analise os demais móveis e acessórios que você tem no ambiente. A cor da madeira precisa ajudar a compor o ambiente em que a estante de madeira maciça será inserida e, por isso, se você tiver sofás claros e objetos de decoração mais sóbrio, invista em um tom de madeira mais escuro na sua estante de madeira maciça. Se, por outro lado, o ambiente já tiver vários itens mais escuros, opte por um tom mais claro de madeira.

Estante de Madeira na Decoração

Ao compor um cômodo você precisa analisar diversos elementos para que o ambiente fique harmônico. A estante de madeira maciça é muito versátil e vai bem com sofás neutros e de tecidos macios, peças decorativas com estilo mais rústico e até itens de vidro. Para não sobrecarregar o ambiente recomendamos que você invista em uma poucos itens de madeira maciça e mescle peças mais simples, como as feitas de vime, por exemplo, que dão um toque de simplicidade e leveza ao ambiente.

Investir em uma estante de madeira maciça é uma ótima opção para quem deseja compor um ambiente confortável e com peças de qualidade. Por serem duráveis, bonitos e de alta qualidade, os móveis rústicos estarão com você pode quanto tempo for necessário, mantendo sua beleza e características principais intactas. Escolha a estante de madeira maciça que mais atender suas necessidades e combine-a com os outros elementos para deixar um cômodo incrível. Você vai amar esse item na decoração da sua casa!

Como Fazer uma Estante de Madeira

Levando em consideração as dicas de tipos de madeiras ideias para a construção de estantes, que tal construir a sua própria estante de madeira para sala feita com tábuas de madeira que estão sem uso? Além de reciclar, você terá a opção de montar a estante de madeira do jeito que você quiser, combinando da melhor forma com o estilo da sua casa.

Você vai precisar de:

  •  5 tábuas com cerca de 2,5 m
  • Serra
  • Lixa
  • Parafusos para madeira
  1. Com uma lixa média lixe as tábuas suavemente para retirar o excesso de tinta, manchas e farpas.
  2. Corte três das cinco tábuas pela metade. Assim sendo seis tábuas com 1,3 m que serão usadas como prateleiras.
  3. Deixando uma distância de 1,2 m entre cada tábua, deite as que sobraram com 2,5 m no chão e deixando uma distância de 1,2 m entre cada tábua. Coloque-as de pé e encaixe as tábuas de 1,3 m entre as tábuas grandes, formando a parte de cima da estante de madeira. Prenda as tábuas com pelo menos dois parafusos entre as tábuas. Repita o processo até que chegue à base da estante de madeira, certificando-se que todas as partes estejam bem presas.

Esse é um modelo simples de estante, mas se já tiver prática, basta variar os tamanhos das tábuas e os tipos de madeira para conseguir efeitos diferentes. Inspire-se com as dicas do Westwing e faça vários móveis para a decoração da sua casa!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas