Estante de Bambu

Estante de Bambu

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstante de Bambu

Você sabia que casas inteiras já foram construídas pelo mundo com o uso do bambu? Isso prova o quanto a espécie é versátil, funcional e resistente, qualidades que a fazem ser reconhecida e aplicada para dar vida a elementos dos mais diversos tipos. Da construção civil a utensílios domésticos, artigos de decoração e móveis como a estante de bambu, ele marca presença de uma forma delicadamente rústica, sustentável, natural e estética.

Encontrada em lojas especializadas em produtos artesanais ou até mesmo fabricada pelo próprio morador, a estante de bambu ajuda a dar mais ordem ao lar. Multiúso, atua armazenando e organizando diferentes itens, além de poder ser usada em praticamente todos os cantinhos de uma casa. Para quem pensa em dar um toque especial na arrumação dos cômodos e ainda aliá-la ao caráter artesanal e elegante da estante de bambu, o Westwing dá dicas importantes sobre a sua utilização. Confira!

Padrões de Estante de Bambu

À primeira vista confundida com uma estante de madeira, mas com a vantagem de ter como base um recurso natural, simples e durável, que contribui com o meio ambiente e a responsabilidade ecológica, indispensável atualmente. Assim é a charmosa estante de bambu, cada vez mais presente em lares modernos preocupados com a sustentabilidade.

Versátil, a estante de bambu pode ser produzida por meio de três técnicas principais. A primeira utiliza a matéria-prima de maneira integral e aparente por toda a base do móvel. A segunda aplica o bambu em forma de laminados e acabamento com óleo orgânico. Já a terceira emprega o material apenas como suporte lateral e pés, enquanto as prateleiras são de madeira, MDF ou vidro.

Em geral com textura bastante suave e, ao mesmo tempo, estrutura firme, a estante de bambu encanta por seus tons clarinhos e ranhuras singulares. As cores mais comuns são amadeiradas, entre elas marrom, bege, castanho, caramelo e tabaco, quando envernizada. Quanto às suas dimensões, a estante de bambu apresenta de dois até oito suportes, com medidas que variam em estreitas e altas a largas e mais baixas.

Estante de Bambu: da Compra à Conservação

Apesar de resistente e de manutenção acessível e descomplicada, a estante de bambu requer cuidados especiais para que o material preserve-se sempre belo, mantendo seu brilho natural. O primeiro deles é ponderar sobre o ambiente onde a peça será colocada, bem como quaisquer outros tipos de móveis de bambu. Isso porque áreas muito úmidas facilitam a proliferação de fungos, assim como a iluminação direta resseca seus óleos essenciais.

Para a limpeza da estante de bambu, use apenas flanelas macias ou panos de microfibra levemente umedecidos. Se ocorrer a queda de líquidos ou outras substâncias sobre ela, enxugue imediatamente. Caso haja manchas, retire-as com água morna e um pouquinho de sabão neutro ou amônia.

Possibilidades Úteis e Decorativas da Estante de Bambu

Espaços que tenham uma estante de bambu como peça utilitária e decorativa ganham certo traço exótico e artesanal. Além disso, ela ajuda a definir caminhos na busca de estilos para a decoração, dentre eles o rústico, boho, industrial, shabby e colonial. Quando amplos, seus modelos figuram como excelentes estantes para sala abrigando livros, adornos e eletrônicos; pequenos, tornam-se armários multifuncionais para a área de serviço ou cozinha.

O charme natural da estante de bambu ainda a faz ser um belo recurso para ambientes externos. Em varandas, por exemplo, serve como aparador para vasinhos de flores, conferindo uma atmosfera encantadora e serena. Escolha a sua estante de bambu favorita aqui no Westwing e decida onde ela pode ser mais útil!

Próximas campanhas