Estampas Étnicas

Estampas Étnicas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstampas Étnicas

Muito usadas pelo universo hippie na década de 60, as estampas étnicas conquistaram lugar novamente no mundo da moda e decoração de interiores. Elas podem imprimir desde almofadas para estofados, passando pelos próprios assentos até chegar às cortinas usadas nas paredes. Os chãos também podem receber tapetes com estampas étnicas, assim como quadros são recursos para aumentar a beleza no espaço e acessórios de iluminação.

Busca por inspirações, ideias e sugestões de como aplicar uma bela estampa étnica no seu projeto de décor? Confira o conteúdo elaborado pelo Westwing, motive-se com nossas dicas e renove o seu ambiente! Aqui falamos um pouco mais sobre as origens dessas ilustrações, seu retorno para as passarelas e consequentemente para a composição de ambientes, além das formas de levá-la para a ambientação interna. Aproveite o que apresentamos abaixo, transforme o estilo da sua decoração e demonstre bom gosto a todos!

A Origem das Estampas Étnicas

Sucesso nos anos 60, as estampas étnicas marcaram a cara das roupas e dos acessórios decorativos dos hippies que viveram nessa década. Após uma bela repaginada e com a invasão das cores fortes na moda, elas voltaram aos holofotes no começo de 2013. Relembradas por grandes estilistas em coleções mais atuais, as estampas étnicas passaram das roupas usadas no dia a dia para a decoração de ambientes. Seus tons chamativos e que remetem a alegria podem ser conferidos em tecidos como estofados, tapetes, cortinas e muito mais, nos ambientes internos.

Estampas Étnicas Latinas

Tipos de Estampas Étnicas

Existem muitas estampas étnicas no mercado de moda, casa e decoração. Para esclarecer e ampliar um pouco mais do seu conhecimento sobre o padrão, elaboramos algumas dicas das formas mais usadas e encontradas por aí. São três tipos de estampas étnicas que selecionamos: asteca, ikat e navajo. Saiba mais sobre elas abaixo.

  • Asteca: entre as estampas étnicas mais encontradas em roupas e acessórios de cama, mesa e banho, a asteca se caracteriza por apresentar o triângulo como principal forma geométrica e em diversas variações, pequeno, médio e grande.
  • Ikat: outro desenho bastante utilizado nas estampas étnicas é o ikat, tipo feito com técnica de pintura similar ao tie dye especialmente pelo borrado das bordas com tingimento feito nos fios. Em tecidos existem diferentes combinações.
  • Navajo: essa estampa mistura grafismos de todos os tipos e cores que lembram tramas de cestas produzidas por uma tribo norte americana. Seu visual ganhou destaque e se disseminou pelo mundo ao ser escolhida para ilustrar os ponchos.

Ideias para Aplicar Estampas Étnicas

Com a invasão das estampas étnicas na área de casa e decoração, uma série de empresas especializadas no mercado passou a oferecer produtos com ilustrações da tendência. Móveis com detalhes feitos com desenhos do tipo, adornos decorativos e tecidos, que podem ser usados para as mais diversas finalidades, como, por exemplo, capas para almofadas, lençóis, e detalhes em acessórios de iluminação. Cúpulas para abajur são ótimos exemplos disso.

Estilos que Combinam

Na lista de estilos que combinam perfeitamente com a aplicação de estampas étnicas estão as decorações: boho, eclética e folk. A primeira se caracteriza por ser uma bela mistura de diferentes referências, como hippies, orientais e punk, junto a estilos mais rústicos, a exemplo do country e doces como o romântico.

Dessa forma as estampas étnicas ajudam a complementar ainda mais os cenários montados na decoração que segure a tendência. A eclética, por sua vez, é baseada em um mix de contrapontos, como moderno com clássico, glamour com simplicidade e Oriente com Ocidente. Já o folk se forma a partir do uso de artigos, acessórios e produtos que resgatam um pouco das culturas indígenas, mexicanas e povo andino.

Combinação de Estampas Étnicas

Investir nas estampas étnicas é uma maneira de levar cor, autenticidade e beleza para a decoração de ambientes. Pense nessa ideia!

Westwing: Garimpando Histórias para sua Casa

Próximas campanhas