Estampas Clássicas

Estampas Clássicas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstampas Clássicas

Ficou para trás o tempo em que as estampas imprimiam charme e beleza apenas na moda. Agora, elas adornam a superfície de diferentes objetos, de tecidos e acessórios a peças de décor, como revestimentos de parede, pisos, mobiliários, utensílios e adereços. Ilustrações não faltam para usá-las na decoração! Existem opções para todos os gostos e estilos, como as mais básicas, neutras e discretas; coloridas e destacadas; modernas; vintage; retrô e, claro, as graciosas estampas clássicas.

Ecléticas, superdecorativas e com uma pontinha de nostalgia, as estampas clássicas podem ser usadas de diferentes formas em um espaço e proporcionar variados efeitos, estejam elas separadas ou em conjunto em um mesmo ambiente. O Westwing sabe que, assim como nós, você admira padronagens versáteis e cheias de charme e beleza. Por isso, vai adorar nosso especial sobre estampas clássicas! Inspire-se com nossas dicas e ideias para a decoração e crie cantinhos graciosos e elegantes!

Quais são as estampas clássicas?

Talvez você não saiba, mas certamente já se deparou com as estampas clássicas na decoração de algum local ou até mesmo na sua casa. Isso acontece porque elas estão sempre em alta e são bastante comuns e usadas com frequência para dar mais vida e beleza a peças de vestuário fabricadas com tecidos clássicos e a diversos ambientes.

Dentre as padronagens de estampas clássicas, é possível encontrar os conhecidos florais, poás, xadrezes, listras, riscas de giz, cashmeres e camuflagens, além dos adamascados, tweeds, argyles, espinhas de peixe, chevrons ou zigue-zagues, toiles, pied-de-poule ou “pé de galinha”, ikat ou étnica e animal print – como zebra, pavão, oncinha, leopardo, cobra, girafa etc.

A versatilidade das estampas clássicas também está nas cores, existentes em inúmeros tons e que vão desde o tradicional preto e branco até nuances mais vibrantes e coloridas e que se mesclam nas diversas linhas e figuras das padronagens. Esta característica permite às estampas clássicas serem naturalmente compostas e combinadas no ambiente.

Como usar estampas clássicas no décor

O ponto de partida para decorar usando as estampas clássicas, assim como em qualquer projeto de design de interiores, é o bom senso para combinar cada um dos padrões estéticos entre si e em relação aos demais elementos, bem como para contrapô-los, mas desde que seja criada uma composição harmoniosa.

Para facilitar a tarefa, a dica é conhecer bem os tipos de estampas clássicas, quais são mais fáceis de aplicar e se equilibrar ao décor e como usá-las a favor dos cômodos. Padronagens étnicas, adamascadas e de poá, listra, cashmere, xadrez, pied-de-poule e chevron estão entre as opções mais simples de combinar na decoração. Já estampas clássicas como a toile, camuflada e floral ou liberty são mais difíceis de harmonizar e merecem atenção no uso.

Estampas clássicas: ideias de decoração

Quanto aos estilos e efeitos decorativos, as estampas clássicas se adéquam a praticamente todas as vertentes e temas. Para uma sala ou quarto romântico e delicado, retrô ou infantil, por exemplo, a dica é dispor de uma poltrona, luminária, manta, roupa de cama ou mesmo papel de parede com poás, vichy  ou flores, criando um cenário feminino e gracioso.

Já para ambientes sofisticados, glamorosos ou coloniais, invista na estampa clássica adamascada ou toile, que pode aparecer em cortinas, almofadas ou em um tapete clássico. Estampas como a ikat e cashmere, especialmente aquelas com tons de marrom, verde, bordô, laranja e dourado, caem super bem em um cômodo com decoração boho.

Viu como é fácil e versátil usar estampas clássicas no décor?! Agora, basta escolher sua padronagem preferida e aplicá-la em casa para criar espaços agradáveis e cheios de personalidade!

Próximas campanhas