Estampa Tartan

Estampa Tartan

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEstampa Tartan

Você provavelmente já conhece a tradicional estampa xadrez usada pelos escoseses e muito utilizada tanto na moda quando no décor. Sabia que essa estampa tem nome, e chama-se Tartan? Embora seja considerada um tipo de xadrez, a estampa Tartan diferencia-se do xadrez tradicional por suas cores e padronagem de listras características. O Tartan tem um jogo de linhas além do do quadriculado, e aparece geralmente em tons de vermelho, preto e azul.

Com o tempo, a estampa Tartan saiu dos kilts escoseses e tornou-se um clássico do vestuário, tendo sido adotado tradicionalmente em ternos e em seguida revisitado pelo movimento punk, grunge e suas vertentes. Atualmente, a estampa invadiu guarda-roupas e casas nos mais variados estilos e tornou-se uma estampa utilizada em vários domínios. Quer conhecer mais sobre a estampa Tartan e como ela pode ser uma ótima opção para decorar seus espaços? Atente-se às dicas do Westwing!

A História da Estampa Tartan

A palavra Tartan significa, originalmente, tecido de lã leve, sendo muito associada à indumentária escosesa, embora a origem das estampas xadrezes datem de antes de Cristo, ligado à culturas celtas, mais precisamente nas regiões da atual Alemanha e Dinamarca. Antigamente, as peças eram pigmentadas a partir de corantes de base vegetal, que davam cor à lã originalmente branca. Peças de roupa encontradas na Alemanha indicam a combinação de três tons de azul, enquando outras, encontradas na Dinamarca, revelam o mais próximo da atual estampa Tartan: um mix de vermelho, azul e branco.

Os tartans começaram a fazer parte do vestuário escocês a partir do século XVIII. Porém, a tecnologia impedia o tingimento homogêneo do fio, indispensável para a complexidade das tramas da estampa Tartan. Mesmo assim, existem pinturas e documentos que sugerem a existência de venda e encomenda de tecidos em lã, com padronagem quadriculada, que indicam o uso frequente da estampa Tartan, principalmente por clãs de caça, que a usava como forma de identificação.

Na Escócia, cada família nobre tinha um próprio padrão de listras verticais e horizontais com cores e dimensões próprias. Até hoje, famílias tradicionais exibem seus modelos de estampa Tartan como forma de resgatar suas origens.

Estampa Tartan na Decoração

Na decoração, a estampa Tartan está presente em mantas, estofados e cobertores. Afinal, o tartan, por ser originalmente fabricado em lã, tem a cara do inverno, sendo perfeito para casas aconchegantes, que buscam o efeito aquecedor imediado. Combinar tecidos Tartan com móveis em madeira rústica garante o toque de aconchego e charme necessário para casas de campo ou em regiões mais frias.

Porém, o uso da estampa Tartan não é limitado aos dias mais frios do ano. Vale investir no tartan em tecidos e revestimentos tartan em detalhes como toalhas de mesa – a tradicional toalha de pique-nique – ou ainda panos de prato e até mesmo paineis com papeis de parede em cantinhos que estão precisando de uma repaginada. Optar por tons mais claros dão um efeito sofisticado e não escurescem o ambiente. Tartan combina com o estilo rústico, romântico, moderno, campestre até mesmo eclético contemporâneo. Inspire-se com as dicas do Westwing!

 

 

Próximas campanhas