Esponja para Banho

Esponja para Banho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEsponja para Banho

Todos nós conhecemos os benefícios físicos e psicológicos que um bom banho é capaz de proporcionar. Utilizar uma esponja para banho é uma maneira simples e efetiva de melhorar a aparência da pele e tornar o tempo debaixo do chuveiro ou na banheira um momento ainda mais agradável. O produto ajuda a criar mais espuma, potencializa o efeito cosméticos dos sabonetes e géis para banho, além de estimular a renovação da pele.

Tornar a nossa rotina mais agradável é mais simples do que imaginamos. O banho diário é um excelente oportunidade para melhorar a sua qualidade de vida. Acessórios como a esponja para banho estão entre os produtos que podem ser utilizados para essa finalidade. O Westwing traz informações sobre os tipos de esponja para banho, como higienizá-las da maneira correta, além de muitas dicas para você aproveitar ao máximo dos momentos debaixo do chuveiro. Confira!

Por que Utilizar uma Esponja para Banho?

Quando utilizadas, mantidas e higienizadas da maneira correta, as esponjas para banho contribuem para a esfoliação da nossa pele e facilitam a limpeza de áreas mais difíceis do nosso corpo como os ombros, costas e pés. Além dos benefícios estéticos, esse tipo de acessório também contribui para a economia do lar, já que facilita a utilização total de produtos como sabonetes e géis para banho.

Esponja para Banho

Tipos de Esponja para Banho

Há dois tipos principais de esponja para banho as do tipo natural e as do tipo sintético. Confira as características de cada uma delas e escolha a que melhor se adequa às suas necessidades.

Esponja ou bucha vegetal: Esse tipo de esponja é na verdade derivada da Luffa cylindrica, uma planta que cresce em regiões tropicais e subtropicais. O seu fruto consiste de uma estrutura fibrosa, levemente abrasiva, capaz de esfoliar a pele e melhorar a circulação sanguínea.

  • Esponja marinha: a esponja natural marinha consiste de uma rede porosa de fibras obtidas a partir de uma proteína animal de colágeno chamado espongina. Depois de extraído, o material é submetido a um processo de limpeza e branqueamento cujo resultado é um acessório macio e apropriado para limpeza e esfoliação da pele durante o banho.
  • Esponjas sintéticas: as esponjas sintéticas podem ser divididas em dois grupos principais de acordo com a sua capacidade de absorção. Entre as variedades mais comuns estão os produtos de espuma, nylon e tecido.
  • Esponja de espuma: macia e muito agradável ao toque, o produto promove uma esfoliação leve e é ideal para a higienização de áreas mais delicadas como o rosto, pescoço, colo e a pele dos bebês.
  • Esponja de nylon: uma das variedades mais comuns de esponja para banho, ela é excelente para uso em tratamentos cosméticos, já que absorve bem e facilita o espalhamento dos géis de banhos e similares. O produto promove esfoliação moderada, excelente para remoção do excesso de células mortas da superfície da pele.
  • Esponja de tecido: trata-se da variedade mais macia entre as esponjas sintéticas. Assim como os produtos à base de espuma, esse tipo de esponja promove uma esfoliação leve e é segura para uso em peles delicadas e tratamentos de beleza como hidratações e umectações.

Esponja de Espuma

Todos os dias, a pele humana tem suas células renovadas e, por isso, as células epteliais mortas vão sendo desgastadas aos poucos até completa eliminação. A esponja de espuma é feita a partir de material sintético e, por ser um lado mais áspero que o outro, contribui para uma esfoliação leve durante o banho. Já o lado aposto da esponja de espuma tem toque macio e fornece uma limpeza suave, ideal para partes do corpo onde a pele é mais sensível.

Dentre os muitos modelos de esponja disponíveis no mercado, a esponja de espuma é a que tem mais formatos e cores disponíveis. São esponjas temáticas, com estampas, formatos de animais e outras formas muito próximas do universo infantil. Soma-se a isso a limpeza delicada que a esponja de espuma fornece e têm-se um ótima aliada para o banho dos pequenos.

Esponja para Banho de Bebê

Muitas pessoas questionam a necessidade de uma esponja para banho de bebê, tendo em vista a delicadeza da pele da criança. No entanto, ela pode ser muito útil nas primeiras semana de vida da criança, pois auxilia na proteção umbilical, que não pode ser molhada.

O coto umbilical é o resquício do cordão umbilical presente na criança, e tende a cair entre 10 dias e 3 semanas após o nascimento, porém, não pode receber água. Com a esponja para banho de bebê, fica mais fácil lavar o pequeno sem ter que molhá-lo direta e totalmente.

Com a esponja, você pode lavar um membro de cada vez, sem necessitar de água corrente. Esse procedimento deve ser feito em uma superfície plana, portanto, utilize a banheira de bebê apenas depois que o coto cair.

Após esse período, a decisão de permanecer com a esponja para banho de bebê em uso é inteiramente sua, mas com um modelo certo e bem macio para que possa garantir o conforto do bebê e um trabalho mais prático.

Esponja para Banho Infantil

Quando utilizadas, mantidas e higienizadas da maneira correta, a esponja para banho infantil possui uma série de benefícios fundamentais: ajuda a criar mais espuma, potencializa o efeito cosmético dos sabonetes e géis para banho, além de estimular a renovação da pele e contribuem para a esfoliação.

Por facilitar a distribuição dos sabonetes e géis, a esponja para banho infantil auxilia na economia dos produtos e na limpeza de áreas de difícil alcance do corpo como os ombros, costas e pés. A seguir, vamos nos aprofundar um pouco mais nos principais modelos de esponja para a criançada se divertir com mais eficácia durante o banho!

Tipos de Esponja para Banho Infantil

Tanto a esponja para banho infantil de tecido como a natural podem ser qualificadas para o uso por crianças. Elas existem nos mais diferentes formatos: compridas, para usar nas costas, ou em formato de luvas, que facilitam a circulação, entre outros modelos. Por mais delicada que seja a espuma para banho infantil, elas deverão ser usadas no corpo e para o rosto, existindo modelos específicos e diferenciados que não agridem a pele sensível da face. Além dessa, existem várias opções de esponja para banho infantil, desde diferentes materiais, até formatos divertidos.

Dicas para Higienização de Esponjas para Banho

As esponjas são acessórios para banho expostos à constante umidade e calor. Portanto, é fundamental higienizá-las corretamente para que possamos aproveitar ao máximo do seu potencial cosmético. O procedimento é fundamental para a manutenção da saúde da nossa pele, já que evita a proliferação de fungos e bactérias. Confira 5 passos para higienizar a sua esponja para banho de maneira adequada:

  • Evite deixar a sua esponja pendurada na torneira do chuveiro. O procedimento evitará a proliferação de agentes nocivos à saúde da pele.
  • Coloque a sua esponja para secar diariamente em um área ventilada, se possível exposta ao sol.
  •  Para a manutenção de bons hábitos de higiene é fundamental substituir a sua esponja regularmente. O recomendável é que as do tipo natural sejam substituídas mensalmente, já as sintéticas a cada dois meses de uso.
  • Uma maneira prática de lavar a sua esponja é colocá-la na máquina de lavar. No entanto, é recomendável evitar secá-las na secadora de roupas, já que o calor intenso danifica a estrutura do produto.
  • Para higienizar a sua esponja, mergulhe-a semanalmente em uma solução a base de água e cloro por 5 minutos. Remova e enxágue apropriadamente.

Inspire-se nas dicas do Westwing e aproveite um bom banho!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas