Espelho Vitoriano

Espelho Vitoriano

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEspelho Vitoriano

Épocas históricas e inspirações que remetem ao passado sempre estiveram presentes na decoração de interiores. Expoente da decoração clássica, a decoração vitoriana é um estilo bastante seguido e tem como características o luxo, a ostentação e algumas escolhas muito sofisticadas. Na hora decorar a sua casa nesses estilos,alguns itens não podem faltar, como castiçais, lustres, cores como dourado e bronze. Outro item que não pode faltar é o espelho vitoriano.

O espelho vitoriano é um detalhe que agrega todas as características do estilo vitoriano e da era que leva o mesmo nome: é funcional, acima de tudo, considerando que desempenha uma função que ultrapassa a ordem decorativa. Vistoso e emoldurado, o espelho vitoriano pode ser usado em diversas áreas. Quer saber mais? O Westwing separou dicas e inspirações para quem curte decoração vitoriana e quer se aprofundar na importância do espelho vitoriano na decoração!

História e Decoração Vitoriana

A decoração vitoriana é conhecida pela opulência. Seu nome se dá por conta de um período de mais de 50 anos, no qual a Rainha Vitória reinou na Inglaterra no século XIX. Nesse período especifico da história, a Inglaterra se firmou como potência mundial e passou por um grande crescimento interno devido a Revolução Industrial. A burguesia enriqueceu e Londres passou a ser o centro do mundo e da sociedade moderna da época.

A decoração seguiu a bonança da época e, por isso, o estilo possui bastantes elementos que remetam a ostentação, como móveis pesados e emoldurados e muitos detalhes, paredes ornamentadas, bibliotecas apinhadas e o espelho vitoriano pomposo, além de sofás cobertos com peles. Elementos exóticos também faziam parte da decoração vitoriana, pois a Inglaterra expandiu seu domínio em variadas colônias na era vitoriana, indo da África a Ásia.

Os espelhos eram um item de prestigio na era vitoriana. Primeiro que espelhos não eram baratos, segundo que que suas molduras agregavam valor dentro da casa. Um espelho vitoriano tradicional possuía uma bela moldura ornamentada e detalhada. O espelho vitoriano não ficava apenas no banheiro ou nos quartos, era comum encontra-lo no hall de entrada sob os aparadores também.

O Espelho Vitoriano na Decoração Moderna

O estilo vitoriano de decoração é bastante pesado e, apesar de lindo, pode ser integrado a decoração moderna de maneira que passe mais suavidade, sem perder suas características principais. Para tornar tudo mais clean, vale investir em mobiliário de cor clara e até mesmo colorida.

Aposte em papéis de parede ornamentados, com detalhes em dourado. Lembre-se de escolher móveis trabalhados, como detalhes ou sofás vitorianos em capitonê. Para sala de jantar escolha uma mesa de madeira e cadeiras em estilo vitoriano também, acolchoadas, trabalhadas e confortáveis.

Na hora de escolher seu espelho vitoriano, escolha modelos com molduras de madeira. Um espelho vitoriano deve ser tão trabalhado quando os demais itens da casa. É interessante usá-lo nos banheiros, sob uma pia de mármore e como ele ficará em contato direto com a umidade é importante impermeabilizar a moldura da madeira.

No quarto, o seu espelho vitoriano pode ser colocado sobre a penteadeira, e isso dará certo luxo e enriquecera o espaço junto a uma poltrona decorada. Por último, você pode influir um espelho no hall como já dito, sobre um aparador ou ainda, na sala de jantar na parede em frente à mesa de jantar. Para esse espaço um espelho vitoriano grande e retangular, que ocupe quase a totalidade da parede.

Próximas campanhas