Espátula para Queijo

Espátula para Queijo

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEspátula para Queijo

Não há nada melhor do que um bom pedaço de queijo e uma garrafa de vinho na hora de reunir os amigos em casa para relaxar. Essa combinação agrada a todos os gostos e é fácil de servir se aliada aos utensílios certos. E a espátula para queijo é um deles! Os conjuntos de espátula para queijo geralmente contêm quatro itens, sendo três facas e um garfo que auxilia no corte e, em alguns casos, são acompanhados por uma tábua de madeira que facilita ainda mais o trabalho.

Você sabia que existem vários tipos de espátula para queijo e de cortes que variam de acordo com o tipo de queijo? O Westwing te ensina todos, além de oferecer um pequeno guia de instruções de corte para cada classe de queijo a fim de que sua reunião de amigos fique ainda mais gostosa.

Tipos de espátula para queijo

  • Cheddar Spatula: De lâmina reta, é ideal para queijos do tipo cheddar.
  • Parmesan Knife: Pontuda, é indicada para cortar queijos mais duros. O formato ajuda a “quebrar” o queijo.
  • Stilton Spatula: De lâmina mais grossa, é ideal para queijos mais cremosos. Pode ser usada para cortar queijos como o Camembert e Brie.
  • Cheese Fork: Os conjuntos de espátula para queijo normalmente vêm com esse tipo de garfo que auxilia na hora de cortar os queijos.

Além desses três tipos mais recorrentes em conjuntos de espátula para queijo, existem outros formatos, mas que costumam atender as mesmas funções. Depende de você decidir o que funciona melhor. Mas se na hora de servir você não tiver as espátulas para queijo apropriadas ou optar por uma que atenda a um maior número de queijos, vale investir em uma faca de fio liso e sem serrilhas.

Tipos de corte para diferentes peças

  • Queijos em forma de pirâmide: Devem acompanhar o formato e serem cortados em triângulos.
  • Redondos: Também devem ser cortados em triângulos. Esses podem ser o camembert, minas ou brie. Use a espátula para queijo Stilton Spatula para auxiliar o processo.
  • Redondos e altos: Devem ser divididos ao meio e cortados no formato de triângulos grandes, mas também podem ser cortados em fatias menores. Alguns exemplos são o gruyére e o gorgonzola.
  • Retangulares: Cortar primeiramente em fatias grossas e depois dividir em palitos. Podem ser o muçarela ou prato.
  • Cilíndricos: O queijo provolone é um exemplo desse tipo de peça, que deve ser cortada em fatias grossas e depois ser dividida em triângulos. Use a espátula para queijo Cheese Fork para auxiliar o corte.
  • Cremosos no centro: Tirar a crosta como se fosse uma tampa fazendo um corte em forma de cruz, servindo a parte cremosa com colher ou acompanhado de pães e torradas. O queijo estrela da serra é um exemplo.
  • Duros: Quebrar em pedaços irregulares com a espátula para queijo Parmesan Knife, ou qualquer faca com ponta.

A ideia de cortar cada peça de queijo de forma diferente é manter o seu formato original, com a intenção de conservar no mesmo pedaço a casca e o recheio. Com o auxílio da espátula para queijo ideal para cada tipo de formato seu trabalho ficará muito mais fácil.

Próximas campanhas