Espada Samurai

Espada Samurai

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEspada Samurai

A necessidade faz a espada, relata um popular dito, cuja origem pode bem ter vindo do extremo oriente, na cultura japonesa, onde a espada samurai possui um enorme valor para os nipônicos. Em parte, o dito se refere ao processo de criação da espada samurai, que leva longas horas para ficar pronta, e que possui um cuidado milenar especial para deixá-la adequada para a ocasião desejada: seja como elemento decorativo ou para o uso constante, como desejavam os samurais, por exemplo.

Esse valoroso item da cultura japonesa é tema de destaque, neste especial do Westwing, porque as espadas samurai têm sido de fundamental importância na composição de uma decoração oriental. Por isso, confira o que preparamos e saiba algumas particularidades exclusivas da espada samurais, capaz de tornar a decoração muito mais intimista, personalizada e cheia de um dos estilos que mais tem arrecadado adeptos, ao longo dos últimos anos.

A Espada Samurai na Decoração Oriental

A katana é a tradicional espada samurai, e possui uma rica história que se estende por mais de mil anos para recontar a sua origem e importância nas fundações históricas do Japão. É um símbolo pluralizado, que pode ir dos extremos entre homem (a espada samurai, que transmite força e agressividade) e mulher (a bainha, com uma representação de passividade e beleza) à mais notória e fiel companhia de um guerreiro.

Com o tempo, a katana, que é tida como a alma do samurai, se viu diante de um mundo amplo, no qual novas armas se introduziram nos conflitos, bem como mudanças sociais significativas aposentaram, aos poucos, o uso comumente dado à espada samurai, que é no combate e nas guerras.

Isso não significou, necessariamente, o fim do uso da espada samurai, uma vez que o seu processo de fabricação é uma das artes mais invejáveis da cultura nipônica. Elas são produzidas artesanalmente até os dias de hoje, seguindo um rigoroso processo que, embora envolto em mistérios e tradições familiares que atravessaram gerações inteiras, possuem algumas similaridades que colocam um gênero comum às katanas. A seguir, vamos analisar esse processo, que é um dos mais interessantes processos artesanais da cultura japonesa: a criação de uma espada samurai.

O Processo de Criação da Espada Samurai

  • Uma liga de ferro e carbono é aquecida, a cerca de 700 °C;
  • A prensa é utilizada para compactar e moldar o aço, deixando-o mais firme. Assim que esfria, retorna ao fogo para amolecer o material;
  • Um dos segredos da criação de uma espada samurai reside no seu núcleo de aço, o que garante mais flexibilidade e resistência à espada;
  •  Novas marteladas dão forma à katana, sobre uma bigorna;
  • Arestas e a ponta são definidas após o tamanho desejado alcançado, na lâmina;
  • Mais um tratamento térmico é dado à espada samurai, que recebe o acabamento e a decoração da guarda, o punho e o pomo.

Inspire-se na decoração oriental e descubra os milenares segredos que compõem uma simples espada samurais, para trazer mais riqueza cultural e valores à decoração do lar.

Próximas campanhas