Esmerilhadeira

Esmerilhadeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEsmerilhadeira

São vários os modelos de ferramentas que encontramos no mercado, inclusive alguns que são melhor utilizados por profissionais ou pessoas com mais experiência. A esmerilhadeira é uma delas, sendo mais usada na indústria e em oficinas de reformas de lataria em geral. Ela é utilizada para lixar e cortar peças e estruturas metálicas, além de dar acabamento, sendo ideal para serviços pesados, mas há quem a adquira ainda como hobby, devido a sua praticidade.

Também conhecida como rebarbadora ou esmeriladora, a esmerilhadeira é um sonho de consumo para pessoas apaixonadas por ferramentas, e pode ser aplicada em artigos que vão além do metal, graças a sua potência, mas sempre, claro, com muita cautela. O Westwing te dá grandes dicas de presente para os amantes de reformas e do DIY (faça você mesmo). Confira como usar uma esmerilhadeira e os tipos que você pode encontrar no mercado aqui com a gente!

Usando sua Esmilhadeira

A função de uma esmerilhadeira é cortar e lixar artigos em metal, para a criação de estruturas e suportes, mas devido a sua força ela também é utilizada em outros matérias pesados como madeira, marmoraria, cerâmica e pedras em geral, para decoração e mobiliário.

Em trabalhos mais leves, elas ainda podem dar acabamento sobre soldas, remover rebarbas de peças fundidas e limpar superfícies com tinta ou ferrugem. Siga sempre as instruções do fabricante de sua esmerilhadeira e evite utilizar o produto para fins não especificados no manual, pois isso pode causar danos à ferramenta e até acidentes.

Tipos de Máquina

Apesar de todas as esmerilhadeiras terem a mesma função, elas podem ser divididas em grupos diferentes dependendo do tipo de alimentação do equipamento. O modelo angular é mais utilizado, mas o à bateria e o pneumático tem cada vez mais adeptos.

Enquanto a angular é alimentada por conexão à rede elétrica, a esmerilhadeira à bateria é mais utilizada em ambientes onde não há este tipo de ligação, assim é mais usada por operadores de montagem e consertos a domicílio. Já as rebarbadoras pneumáticas, por precisarem de compressores de ar para seu funcionamento, são mais usadas em oficinas. Este último modelo é o que apresenta melhor produtividade, além de ser um boa opção para se economizar energia.

Atenção aos Detalhes

Por ser uma máquina de grande potência, a esmerilhadeira também é uma das ferramentas mais perigosas, por isso antes de utiliza-la é indicado passar por treinamento adequado. Aqui vão alguns conselhos para começar com o pé direito:

  • Utilize sempre os EPI’s necessários, como capacete, máscara, protetor auditivo, óculos de segurança ou viseira, luvas antiaderentes e avental.
  • Apenas use uma tomada com a voltagem requerida pelo equipamento.
  • Utilize barreiras de proteção (como biombos) para evitar a projeção de partículas.
  • Mantenha o artigo a ser cortado ou lixado fixo e siga as instruções do fabricante da esmerilhadeira.

Mesmo que você seja o proprietário da peça, nas primeiras utilizações peça ajuda de um profissional ou de um amigo mais experiente, para garantir o sucesso da operação.

As esmerilhadeiras realmente são muito práticas e valem o investimento. Seu disco, esmeril, desbasta e corta materiais resistente com enorme facilidade e contribuem para que você deixe sua casa mais perfeita a cada nova empreitada.

Próximas campanhas