Escumadeira de Inox

Escumadeira de Inox

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEscumadeira de Inox

Cozinhar, bem como qualquer outra prática culinária, é um dos exercícios mais prazerosos de se realizar em uma cozinha ou espaço gourmet. Como hobby ou profissão, proporciona momentos agradáveis e até divertidos, ajuda a distrair e relaxar e aproxima familiares e amigos. Mas, para testar novos pratos, fazer aquela sobremesa deliciosa ou preparar a refeição do dia a dia, é preciso contar com utensílios práticos e funcionais. Dentre eles, está a escumadeira de inox.

Conhecida antiga de cozinheiros e donas de casa, a escumadeira de inox está presente em dez de cada dez residências, visto que pode ser usada para diversos fins, como retirar a espuma de certos alimentos enquanto cozinham, remover algo de líquidos quentes e preparar frituras. O aço e acabamento que a compõe são resistentes e a dão um caráter moderno e durável. Leia este especial do Westwing e saiba mais sobre a escumadeira de inox!

A História da Escumadeira de Inox

Em geral, a escumadeira é um utensílio de cozinha que funciona como uma espécie de escorredor, no entanto, a peça tem o tamanho de uma concha de cabo longo e base côncava com furinhos, que variam em pequenos, grandes e em formato de riscos. A escumadeira de inox, em especial, conta com aço inoxidável, ou seja, não enferruja e é indicada para frituras.

A história da escumadeira de inox teve início na década de 30 e a denominação da palavra escumadeira vem do termo “espumadeira”, objeto utilizado essencialmente para extrair a espuma dos cozidos de dentro de panelas e frigideiras. A invenção da escumadeira de inox também está ligada ao início da fabricação de cachaça no Brasil e à produção de batatas chips.

Modelos de Escumadeira de Inox

Dentre os tipos de escumadeira de inox, as mais comuns são a escumadeira pequena, que tem a circunferência com diâmetro reduzido e cabo curto, e a escumadeira com pegador que, além de ajudar a escorrer o líquido, funciona como um pegador de salada ou comida que facilita a retirada dos alimentos de dentro da panela.

Além destes modelos de escumadeira de inox, existe a escumadeira própria para a preparação de frituras. A peça costuma ser maior, seu cabo bastante longo e a ponta funda com furos ou círculos maiores. É ideal para a preparação de pastéis, batata, bolinhos, frango a passarinho etc. Além de reduzir o risco de queimaduras, a escumadeira de inox para fritura ajuda a diminuir a quantidade de gordura e óleo dos alimentos.

Escumadeira de Inox: Usos e Cuidados

Para o uso da escumadeira de inox em frituras, a dica é utilizar panelas fundas para a colocação do óleo, sempre em quantidade suficiente para o alimento imergir. Para saber quando o óleo está quente na temperatura correta, experimente afundar a ponta do cabo de uma colher de pau na substância; se saírem bolhinhas, o líquido está pronto para ser usado.

Mesmo com o uso de uma escumadeira de inox de boa qualidade e adequada para frituras, retire os alimentos com cuidado e coloque-os imediatamente sobre um prato, assadeira ou tigela forrada com toalhas de papel, assim será retirado o excesso de óleo. Seja para frituras, remover espuma ou algum alimento da água quente, prefira uma escumadeira de inox com cabo emborrachado, assim sua segurança será ainda maior.

Grande parte dos modelos de escumadeira de inox acompanha ganchinho. Aproveite-o e use o utensílio pendurado em suportes de parede, dando à sua cozinha ou espaço gourmet um toque moderno e original!

Próximas campanhas