Escorredor de Louça

Escorredor de Louça

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEscorredor de Louça

Depois de um churrasco com os amigos ou um almoço para reunir toda a família sempre sobram muitas louças para serem lavadas e guardadas. Além disso, no dia a dia acumulamos muitos pratos, talheres e copos no preparo de nossas próprias refeições. Por isso, é muito importante termos em casa um escorredor de louça que nos permita manter tudo em um só local para secarem e depois serem guardados nos armários.

Com o escorredor de louça a rotina na cozinha se torna mais prática e organizada e evitamos bagunças desnecessárias. Basta dispor os objetos no produto e deixá-los ali secando enquanto continuamos fazendo outras tarefas. Saiba mais sobre esse item primordial na cozinha, conheça diferentes modelos e materiais para escorredores de louça e escolha a opção que melhor combine com sua casa. Não deixe de conferir as dicas que selecionamos no Westwing e inspire-se!

Modelos de Escorredor de Louça

Na hora de escolher um escorredor de louça você notará uma variedade considerável de modelos e materiais. Considere bem o tamanho de sua pia e as necessidades da família. Para uma pia grande, por exemplo, você pode utilizar uma opção de escorredor de louça maior, com espaços para dispor copos e até mesmo um escorredor de talheres acoplado. Se preferir e houver necessidade, ainda há os modelos de dois andares, que cabem mais utensílios e deixam a pia ainda mais organizada, ou até mesmo um armário escorredor de louça.

Para uma cozinha mais compacta, como as de apartamento, por exemplo, você poderá optar por um escorredor de louça dobrável, que fica aberto na pia e, após ser utilizado, pode ser dobrado e guardado em qualquer armário ou prateleira sem ocupar muito espaço. Outra opção é utilizar um escorredor de louça de canto, que fica bem encaixado nos cantos da pia, otimizando esse espaço e permitindo que outras peças fiquem ali também dispostas, como um organizador de pia ou uma lixeira.

Escorredor de Louça Pequeno

Apesar de ter um tamanho reduzido, o escorredor de louças pequeno possui um design bastante funcional, tornando cada cantinho dele útil. Este escorredor de louça moderno pode ser encontrado nos mais diferentes estilos, desde o dobrável, que pode ser aberto quando for utilizado, ao escorredor de louça pequeno com dois andares, que cabe até quatro pratos e é ideal para onde vive um casal.

O escorredor de louça pequeno se ajusta perfeitamente às menores áreas, ocupando pouco espaço nas bancadas das pias. Como os apartamentos de hoje em dia já são menores, vale a pena investir numa peça como escorredor de louças pequeno, que além de prático, contribui para a decoração da cozinha.

Escorredor de Louça Dobrável

Organização e funcionalidade – estas são uma das principais qualidades do escorredor de louça dobrável. Dá para encontrar o escorredor de louça dobrável nos mais diversos tamanhos, o que facilita bastante para adaptar ao tamanho da pia de cozinha que você tem. É sempre importante pensar num tamanho que consiga comportar a quantidade de louça que você costuma precisar lavar no seu dia a dia: copos, talheres e pratos precisam ser acomodados de forma fácil e segura.

Uma das vantagens do escorredor de louça dobrável é justamente sua facilidade para ser desmontado. Assim, quando a louça já estiver seca e guardada no armário você pode deixar a pia muito mais limpa e organizada.

No entanto, antes de guardar o escorredor de louça dobrável, certifique de que ele também está totalmente seco. Desta forma, o tempo de vida deste importante utensílio será ainda maior.

Escorredor de Louça Dobrável

Modelos de Escorredor de Louça Dobrável

O escorredor de louça dobrável costuma mudar mais em material do que em formato, mas mesmo assim não deixa de dispor de várias opções para escolher a ideal para sua casa. Na opção em inox, o escorredor de louça dobrável permite grande variação de cores, além de ser super leve e resistente, ideal para transportar de um lugar ao outro, se a intenção é guardá-lo quando não estiver em uso.

Outra opção comum de material para o escorredor de louça dobrável é a madeira. Este modelo deve passar por um tratamento adequado para receber água e mesmo assim durar por anos, mas quando tratada, a madeira do escorredor de louça dobrável irá conferir muito charme à sua cozinha, sendo um detalhe criativo para compor o cômodo.

Quanto às variações de formato, o escorredor de louça dobrável costuma sempre vir no formato de “x”, variando os seus apoios nos pés do “x”. Alguns modelos vem sem apoios a mais, para pessoas que não lavam muita louça por vez e não precisa de tantos suportes. Para quem coloca mais louça para secar, existem, ainda, as opções com um ou dois apoios para caber mais peças.

Como Escolher o Escorredor de Louça Dobrável

Muito mais do que auxiliar nas tarefas de casa o escorredor de louça dobrável também auxilia na estética decorativa da cozinha. Por isso é importante unir estar duas funcionalidades na hora de escolher o escorredor de louça dobrável adequado para a sua casa.

O primeiro passo é medir o espaço disponível na pia. Se for pequeno, dá para pensar no escorredor de louça de parede, que deixa o espaço livre e sua louça bem organizada. Para fixa-lo, use ganchinhos que prendam e suportem o peso de todos os utensílios.

Mas se a sua intenção é colocar o escorredor de louça dobrável apoiado na pia, dá para pensar em modelos com personalidade. O escorredor de louça dobrável de plástico pode ser encontrado nas  mais diversas cores, dando um ar descontraído e divertido. Mas se você deseja ousar menos e trazer mais praticidade é o escorredor de louça de inox. Além de combinar com tudo, não enferruja e ainda tem um estilo moderno.

Para guardar o seu escorredor de louça dobrável vale reservar um espaço no armário abaixo da pia, contanto que seja um local seco. Se preferir, dá para deixar uma caixa para esta finalidade – assim, sua cozinha será sempre prática.

Materiais de Escorredor de Louça

Você encontrará modelos de escorredor de pratos principalmente em três materiais: plástico, alumínio e inox. Confira suas principais características e vantagens:

  • Escorredor de louça de plástico: o plástico pode ser facilmente higienizado, podendo-se deixar o escorredor de louça de molho na água sanitária para tirar todas as bactérias e sujeiras. Ele ainda pode ser encontrado com cores diferentes, deixando a pia mais despojada e divertida. Se você possui uma cozinha moderna ou retrô, o escorredor de plástico é a melhor opção para você! Invista em um modelo amarelo, laranja, verde ou vermelho para harmonizar com a decoração da sua cozinha.
  • Escorredor de louça de alumínio: o alumínio é um material de alta resistência e suporta mais louças e utensílios, porém precisa ser limpo com mais cuidado, tomando-se cuidado no uso dos produtos e buchas para não manchá-lo nem riscá-lo. Por ser mais resistente, é um modelo que dura por muito mais tempo. Combina bem com cozinhas modernas ou mesmo rústicas, dando aquele toque diferenciado especial e com personalidade para o seu ambiente.

Escorredor de Louça de Inox

Peça curinga de dez entre dez cozinhas ou espaços gourmet, o escorredor de louça de inox faz parte da rotina de moradores que buscam facilidade nos serviços domésticos e não abrem mão de limpeza com organização. Ainda mais em um ambiente sujeito à manifestação de bactérias e gordura, ou seja, que exige ainda mais cuidado e higiene.

Essencial para aparar os utensílios após lavados e ajudar na secagem e higiene das louças – uma vez que elas secam sem a necessidade de um pano de prato –, o escorredor de louça de inox, como o próprio nome sugere, é feito de aço cromado e também apresenta modelos com materiais misturados à matéria-prima principal, como plástico e silicone.

Destaques de um Escorredor de Louça de Inox

A modernidade e o caráter funcional e facilitador do escorredor de louça de inox também está em pequenos detalhes dados ao objeto durante a sua fabricação: algumas versões, por exemplo, contam com pés emborrachados, para evitar que a peça escorregue em superfícies molhadas, e os compartimentos costumam apoiar pratos, copos e talheres, tendo de um a três andares.

Um dos modelos mais procurados de escorredor de louça de inox, por sua praticidade e ajuda na otimização dos espaços, é conhecido como o escorredor de louça dobrável ou escorredor de louça desmontável; de parede ou pé, ele é leve e pode ser fechado e guardado enquanto estiver fora de uso.

escorredor de louça

Dicas sobre o Escorredor de Louça de Inox

Muitos se enganam, achando que por ajudar a secar e apoiar a louça e por estar sempre em contato com a água, o escorredor de louça de inox não precisa ser lavado. Pelo contrário, a peça necessita ser higienizada para que os utensílios nela colocados não corram o risco de entrar em contato com pó ou sujeiras acumuladas.

Assim, a dica para a primeira lavagem do escorredor de louça de inox, antes mesmo de ser usado, é retirar qualquer etiqueta presa ao produto e usar com água quente e detergente. Nunca utilize esponja de aço e materiais abrasivos durante a limpeza do objeto, apenas esponja macia e sabão neutro. Depois de lavá-lo, enxágue o escorredor de louça de inox imediatamente e veja que seu brilho será sempre mantido!

Para facilitar a rotina na cozinha, precisamos ter em casa um bom escorredor de louça que esteja de acordo com nossas necessidades e caiba tudo o que precisarmos, deixando nossa casa ainda mais organizada. Se você possui uma família grande, é essencial um escorredor de pratos grande, já que após cada refeição a quantidade de louça será grande. No entanto, se a sua família é pequena, ou você mora sozinho, invista em um modelo de escorredor de louça menor, para otimizar o espaço na sua pia e garantir um visual mais clean para o décor da sua cozinha!

Próximas campanhas