Escada de Mármore

Escada de Mármore

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraEscada de Mármore

As escadas são importantes elementos arquitetônicos de uma construção. Elas ligam um piso a outro e, por estarem dentro de um ambiente, também acabam sendo parte da composição da decoração. Diferentes modelos com corrimãos e materiais variados podem se tornar algo como belas esculturas, e uma escada de mármore acaba por ser o desejo de muita gente na hora de investir neste tipo de composição dentro de casa, sendo um elemento de destaque na decoração.

O mármore é uma pedra natural, originária do calcário e é formada por altas temperaturas e pressão, sendo uma rocha fácil de ser trabalhada e facilmente polida, por isso, é uma peça muito usada na arquitetura e em esculturas. Uma escada de mármore proporciona altos índices de conforto e beleza em qualquer ambiente e, se você quer saber um pouco mais sobre ela, é só acompanhar a matéria especial que o Westwing preparou.

Tipos de Escada de Mármore

O mármore é considerado um material nobre e caro, pois é extraído diretamente da natureza, ao contrário de pisos de cerâmica e as variações de tonalidades e desenhos contribuem para que a classificação dos preços de cada tipo de peça seja diferente.

Há diversos tipos de mármore. No Brasil, são comercializados cerca de 100 tipos e existem muitos outros importados, deixando o produto com um valor um pouco mais alto, por ser mais raro. Mas, uma opção mais em conta para trabalhar na escada é o granito, que tem um estilo parecido de pedra, mas não é extraída da natureza, por isso o custo mais baixo.

Tipos de Mármore mais Usados

As pedras mais usadas para a escada de mármore são o rosso verona, com um tom avermelhado; o travertino, bege bahia, crema marfil e botticino, que tem um tom bege; branco nacional, o pighês e o branco thassos, que são brancos; o carrara, que tem o tom de branco e cinza; o marrom imperador light e marrom emperador, e o nero marquinha, que é preto.

Tipos de Escada de Mármore

Existem dois modelos de escada de mármore, uma com acabamento reto, que tem uma borda simples e sem nenhum tipo de acabamento especial, e a escada de mármore meia esquadria, que é muito utilizada porque esconde a cola nas suas emendas, dando um aspecto de peça única na escada de mármore e, por isso mesmo, acaba custando um pouco mais caro.

Você pode fazer uma escada de mármore com uma cor só ou misturar duas delas dependendo da combinação que deseja fazer, deixando a escada de mármore com um estilo bem elegante.

Para a manutenção da escada de mármore, basta usar somente água e sabão neutro e aplicar uma cera incolor autobrilhante ou cera própria para mármores, assim você cria uma película de proteção impermeável.

A escada de mármore dá um aspecto refinado aos ambientes onde for colocada, sendo um tipo de acabamento muito interessante para investir com a finalidade de agregar beleza ao seu espaço.

Próximas campanhas